Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral

De 37 locais, apenas sete são apropriados para banho

Houve uma leve melhora no quadro de balneabilidade no Paraná nesta semana. Segundo números divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), dos 37 pontos monitorados, sete são considerados próprios para banho. Na semana passada eram apenas quatro pontos. (Veja o boletim semanal com os locais próprios e impróprios para banho)

Nesta semana, houve melhora nos seguintes pontos: na praia do Farol na Ilha do Mel; no balneário Ipanema próximo à Rua Sergipe; em frente à Associação Banestado, em Praia de Leste; próximo à Rua Padre Osvaldo Gomes, no balneário Gaivotas; e na Rua Marechal Deodoro, no balneário Brejatuba em Guaratuba. Outros dois pontos mantiveram-se próprios para banho: a 100 metros do rio Saí-Guaçu, em Barra do Saí, e à esquerda do Morro do Cristo, em Guaratuba.

Esgoto

Um dos principais fatores que estão influenciando na queda da qualidade da água em alguns pontos do Litoral é a emissão irregular de esgoto. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, muitos proprietários usam meios clandestinos e prejudiciais ao meio ambiente para fazer a ligação de esgoto.

Para solucionar o problema, a Sanepar e o IAP estão notificando os proprietários de imóveis localizados próximos às margens dos rios Matinhos, Caiobá e da Onça e que emitem esgoto diretamente nos rios. Cerca de 86 residências já foram vistoriadas e o prazo para regularização e construção de fossas é de cinco dias. Caso o prazo não seja cumprido os proprietários podem ser multados em R$1.500,00.

Monitoramento

O monitoramento do IAP é voltado para os locais com maior risco de contaminação. A partir da próxima semana será incluído nos pontos fiscalizados a informação onde o turista pode nadar. Os pontos de monitoramento do IAP não representam toda a praia, apenas 100 metros à direita e a esquerda dos locais de coleta.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.