Houve uma leve melhora no quadro de balneabilidade no Paraná nesta semana. Segundo números divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), dos 37 pontos monitorados, sete são considerados próprios para banho. Na semana passada eram apenas quatro pontos. (Veja o boletim semanal com os locais próprios e impróprios para banho)
Nesta semana, houve melhora nos seguintes pontos: na praia do Farol na Ilha do Mel; no balneário Ipanema próximo à Rua Sergipe; em frente à Associação Banestado, em Praia de Leste; próximo à Rua Padre Osvaldo Gomes, no balneário Gaivotas; e na Rua Marechal Deodoro, no balneário Brejatuba em Guaratuba. Outros dois pontos mantiveram-se próprios para banho: a 100 metros do rio Saí-Guaçu, em Barra do Saí, e à esquerda do Morro do Cristo, em Guaratuba.
Esgoto
Um dos principais fatores que estão influenciando na queda da qualidade da água em alguns pontos do Litoral é a emissão irregular de esgoto. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, muitos proprietários usam meios clandestinos e prejudiciais ao meio ambiente para fazer a ligação de esgoto.
Para solucionar o problema, a Sanepar e o IAP estão notificando os proprietários de imóveis localizados próximos às margens dos rios Matinhos, Caiobá e da Onça e que emitem esgoto diretamente nos rios. Cerca de 86 residências já foram vistoriadas e o prazo para regularização e construção de fossas é de cinco dias. Caso o prazo não seja cumprido os proprietários podem ser multados em R$1.500,00.
Monitoramento
O monitoramento do IAP é voltado para os locais com maior risco de contaminação. A partir da próxima semana será incluído nos pontos fiscalizados a informação onde o turista pode nadar. Os pontos de monitoramento do IAP não representam toda a praia, apenas 100 metros à direita e a esquerda dos locais de coleta.