Em 2016, a Gazeta do Povo contou a história de muitos paranaenses. Tornaram-se notícia casos diversos, que contemplam desde quem largou tudo para se dedicar à realização de um sonho, até casos de altruísmo, de gente que passou a se dedicar a pessoas ou comunidades carentes. Houve ainda quem se destacasse por algum talento ou competência e quem tem chamado a atenção por algum drama pessoal. Compilamos algumas dessas histórias, que você pode ler abaixo:
O piá do alfajor
Em outubro, a Gazeta contou a história do curitibano César Ferreti, de 19 anos, que conseguiu realizar seu sonho de estudar na Europa. Para bancar a viagem, ele vendia alfajores nos arredores da Praça Osório, no Centro de Curitiba. Hoje, o rapaz estuda inglês em Dublin, na Irlanda.
O executivo do teatro de bonecos
O curitibano Abel Domingues deixou pra trás a carreira de executivo para se dedicar a um projeto por meio do qual leva diversão a crianças pobres de Curitiba e região metropolitana. Ele e o filho vão de bicicleta a localidades carentes, carregando bonecos criados por eles, com materiais recicláveis. Nas comunidades, encenam peças de teatro, ensinando as crianças a produzirem seus próprios bonecos. O projeto foi premiado pela Disney Cidadania e foi tema de matéria na Gazeta em outubro.
A vencedora da olimpíada de redação
A paranaense Amábile Vitória dos Santos, de 13 anos, foi uma das vencedoras da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, da Fundação Itaú. A garota é aluna do 8º ano do Colégio Estadual Cecília Meirelles, de Ubiratã, Noroeste do Paraná, e redigiu um texto intitulado “Meu vizinho nipônico”. A jovem foi destaque na Gazeta, em dezembro.
O “Papai Noel preto”
Já perto do Natal, a Gazeta contou a história do gesseiro João Alves do Nascimento, que, todo ano, arrecada brinquedos para distribuir a crianças carentes, de bairros periféricos de Curitiba e região metropolitana. Por ser negro, ele teve que vencer o preconceito para incorporar o “bom velhinho”. Por isso, Nascimento se intitula “o Papai Noel preto”.
A menina da ocupação
No auge do movimento secundarista, a estudante Ana Júlia Ribeiro se destacou ao fazer um discurso emocionado em plena Assembleia Legislativa do Paraná, defendendo as ocupações das escolas estaduais. A Gazeta do Povo publicou um perfil da adolescente.
O homem da casinha de cachorro
Em setembro, a Gazeta mostrou a história de José Valsonir Gauer, o Sony, de 59 anos. Tomado pela depressão, ele abandonou a família e passou a viver nas ruas. Para se proteger, ele construiu uma casinha de cachorro, onde passou a morar, em pleno Centro de Curitiba.
Indicado ao Nobel
A lista de cientistas cotados para receber o Prêmio Nobel de Física incluiu, neste ano, o curitibano Celso Grebogi. Em setembro, a Gazeta do Povo contou um pouco da história do pesquisador , graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1970.
Ele doou o próprio corpo
Em outubro, a Gazeta apresentou a história do aposentado Ataíde Natálio, de 61 anos, que registrou em cartório o desejo de doar o próprio corpo a uma universidade, para fins de pesquisa. O pai dele – Aloar Natálio – dele já havia feito o mesmo: desde 1998, o corpo está no departamento de anatomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A bordo da Kombi
As irmãs Ingrid e Huened começaram uma viagem e tanto: à bordo de uma Kombi, as duas caíram na estrada, com o objetivo de chegar ao México. A trip, que deve durar dois anos, foi destaque na Gazeta, em setembro.
Arrependido pra cachorro
Em novembro, a Gazeta trouxe o desabafo de Anizio Calegario de Souza, 46 anos, que integrou a última equipe de laçadores da carrocinha de Curitiba. Ele capturou sete mil cachorros, que foram sacrificados. Na matéria, disse estar arrependido.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião