A chuva ameaçou, mas não atrapalhou os veranistas do litoral paranaense que foram até as ruas na noite deste sábado (31) celebrar a chegada de 2017. Em Matinhos e Guaratuba, a festa da virada foi embalada por música e show de fogos de artifício. Nos balneários de Shangri-lá, Ipanema, Pontal do Sul, Santa Terezinha e Praia de Leste, em Pontal do Paraná, também houve show de cores no céu durante os primeiros minutos do Ano Novo. Milhares foram para as praias dizer adeus ao turbulento 2016.
No balneário de Caiobá, em Matinhos, o público já lotava as ruas à beira-mar horas antes da pirotecnia começar. Quem conseguiu chegar mais cedo garantiu um cantinho para aguardar 2017 ao lado de amigos e da família na calçada, areia, restinga ou quiosques. Com pelo menos uma peça de roupa na cor branca, valeu levar cadeira, esteira e, em muitos casos, a própria bebida para brindar o Réveillon. Quando os últimos chuviscos de 2016 engrossavam, os turistas usavam a criatividade para não se molhar muito. Era a hora de se esconder sob marquises de prédios, lanchonetes, vestir capa plástica de chuva e até usar guarda-sol como sombrinha à noite.
Apesar da lotação na Avenida Atlântica, o clima era de harmonia, avalia a auxiliar de cobrança Caroline Borges, de 32 anos, de Curitiba. “É muito bonito e tranquilo passar o Ano Novo em Matinhos. A avenida ficou muito boa para a festa”, diz ela, ao lembrar que o calçadão da orla de Caiobá passou recentemente por revitalização. De Cianorte, o comerciante José Batista Venâncio, 52, e a dona de casa Rosângela Aparecida Cândido, 31, estavam há mais de dez dias hospedados no balneário só esperando as comemorações da virada na praia. “Já conhecíamos a cidade e sabíamos que tem muita gente, muita festa. É muito animado”, comenta Venâncio.
Show de fogos
Organizados pelas prefeituras, os shows de fogos duraram em média 12 minutos nas cidades litorâneas. Em Matinhos, a multidão da Avenida Atlântica se concentrou ao longo de três pontos da orla para assistir à apresentação. A maioria correu para a praia para comemorar à sua maneira, como pulando as famosas sete ondas e entregando oferendas para Iemanjá no mar. Alguns veranistas que estavam em sacadas nos prédios de frente para o mar, soltaram, ao final da pirotecnia, balões brancos em direção à praia.
Até quem já estava acostumado a ver o espetáculo em anos anteriores se emcionou. “É sempre lindo, não tem como não gostar. É como se simbolizasse o começo mesmo do ano, uma vida nova. Esperamos que 2017 seja melhor”, define a vendedora Eva Terezinha Rodrigues, de 42 anos.
Segundo a Polícia Militar, não houve registro de ocorrências graves ao longo da madrugada. A maioria dos casos atendidos nestes municípios esteve relacionada à perturbação do sossego após a meia-moite. Um balanço sobre o número de veranistas nas ruas em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba ainda deve ser divulgado na segunda-feira (2).
Tempo
E a chuva da virada promete acompanhar o restante do primeiro dia de 2017 em todo o estado. De acordo com o Instituto Simepar, a interação entre uma frente fria e temperaturas mais elevadas deixam a instabilidade atmosférica elevada em todas as regiões do Paraná. A previsão é de novas pancadas de chuva e descargas elétricas, principalmente entre os períodos da tarde e a noite.
Em Curitiba, os termômetros variam entre 18ºC e 29ºC, enquanto no litoral, entre 23ºC e 33ºC, em Paranaguá e Pontal do Paraná, e, entre 24ºC e 33ºC, em Guaratuba e Matinhos.
No interior, as temperaturas também passam dos 30ºC. Em Londrina, fica entre 21ºC e 33ºC. Em Maringá, entre 22ºC e 34ºC. Já em Paranavaí, a variação térmica será entre 23ºC e 35ºC.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora