O presidente da Associação de Parentes de Vítimas do vôo 447, Nelson Marinho, afirmou nesta terça-feira (10) que irá protestar contra a decisão da Justiça francesa de não resgatar do mar corpos que estejam "muito danificados".
O avião da Air France ciu no Oceano Atlântico em 2009, com 228 pessoas a bordo.
Nelson afirmou que a filha dele, que mora em Paris, recebeu um e-mail com a informação. Segundo os magistrados franceses, o objetivo de não resgatar corpos muito danificados é "preservar a dignidade e o respeito" das vítimas. Até agora, dois corpos foram resgatados.
De acordo com Nelson, os primeiros corpos resgatados já não estavam em boas condições e foram resgatados da mesma forma. "Quando se acha um corpo é preciso entregá-lo à família. A lei de lá não é diferente da daqui", disse.
Ele afirmou já ter procurado o governo brasileiro para resolver o impasse. "Foi uma decisão precipitada. O Brasil tem que se fazer presente".
Caixas-pretas
O Escritório Francês de Investigação e Análises (BEA) divulgou também nesta terça-feira (10) que as caixas-pretas do voo 447 serão transportadas na manhã de quinta-feira (12) para a sede do órgão, em Le Bourget, nos arredores de Paris.
Na mesma manhã, segundo o BEA, será realizada uma entrevista coletiva com novas informações a respeito das investigações do voo.
"Os gravadores de voo serão transportados para o BEA durante a manhã de quinta-feira, 12 de maio de 2011. Uma entrevista coletiva para a imprensa será realizada na sede do BEA, em Le Bourget, entre 10h e 12h (entre 3h e 5h no horário de Brasília)", diz o texto publicado no site do órgão.
O BEA informou que participarão da entrevista o diretor do BEA, Jean-Paul Troadec, acompanhado por Alain Bouillard, que comanda a investigação de segurança, e por Christophe Menez, diretor do departamento de engenharia.
Philippe Vinogradoff, representante francês das famílias das vítimas do voo AF 447, também estará presente.
Turbina e computadores
No dia anterior, o órgão francês divulgou que conseguiu resgatar no Oceano Atlântico uma das turbinas e os computadores de bordo do Airbus A330 da Air France.
O BEA também havia antecipado que o navio da Marinha francesa La Capricieuse navega em direção ao porto de Cayenne levando a bordo as caixas-pretas do avião, encontradas na semana passada, e deve chegar à costa da Guiana Francesa na manhã de quarta-feira (11).
Disse ainda que os equipamentos se encontram selados sob ordem judicial, e que devem ser levados à França por avião depois que chegarem à Guiana Francesa.
Dois dias após cirurgia, Lula passa por novo procedimento para evitar hemorragia cerebral
Deputado Filipe Barros fala sobre popularidade de Lula e estratégias para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Lula não deveria tentar a reeleição em 2026, diz maioria em pesquisa
O futuro nebuloso da Síria e do Oriente Médio
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora