Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Congresso

Decisão sobre vaga de Janene é adiada para terça

Curitiba – O diretor de Coordenação de Itaipu Binacional, Nelton Friedrich (PV-PR), adiou para a próxima terça-feira (2) a decisão de assumir ou não o cargo de suplente do deputado federal José Janene (PP-PR). Nelton participará neste dia de uma reunião em Brasília com Aldo Rebelo, presidente da Câmara dos Deputados, e assessores da Mesa Diretora da Casa. O prazo da última licença médica pedida por Janene expira em 5 de junho e, caso o deputado paranaense resolva voltar ao gabinete, o suplente perde a vaga.

A escolha final de Nelton continua sendo uma incógnita. A assessoria de comunicação de Itaipu chegou a escrever uma nota à imprensa, que não foi divulgada, para anunciar que o ex-deputado teria recusado à vaga na Câmara por preferir continuar a desenvolver projetos na Hidrelétrica. Com o silêncio, fontes do Congresso especulam que como é improvável o retorno de Janene ao Congresso – além de estar com uma doença no coração, é réu de processo de cassação do Conselho de Ética por ser suspeito de participação no mensalão – Nelton poderia aproveitar a oportunidade para legislar até o fim do ano.

Até a última quinta-feira, Nelton não tinha sido avisado oficialmente, mas sabia da aprovação da Câmara de indicar um suplente para a vaga de Janene, de licença desde setembro.

Como nas eleições de 2002 fazia parte do PTB, partido coligado ao então PPB, hoje PP, Nelton é o próximo da lista de convocação de suplentes.

"Se a vaga tivesse ficado em aberto no fim do ano passado, provavelmente aceitaria, pois poderia contribuir nas comissões parlamentares, com a possibilidade de fazer projetos, pronunciamentos e requerimentos", ponderou Nelton ontem, sem dar indícios da resposta.

"Antes de qualquer declaração vou esperar a reunião de terça", completou.

Se Nelton recusar, assume a vaga o Pastor Irineu Rodrigues, da Igreja Evangélica Quadrangular, ex-presidente do PTB em Guarapuava e filiado ao PPS desde o fim de 2005. "Como sou candidato para o pleito desse ano, essa é uma boa oportunidade de mostrar minhas posições à população", declarou.

Ao contrário de Rodrigues, Nelton não será candidato nas eleições de 2006. Se quisesse concorrer, deveria ter se desincompatibilizado do cargo em Itaipu até 31 de março deste ano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.