Curitiba – O diretor de Coordenação de Itaipu Binacional, Nelton Friedrich (PV-PR), adiou para a próxima terça-feira (2) a decisão de assumir ou não o cargo de suplente do deputado federal José Janene (PP-PR). Nelton participará neste dia de uma reunião em Brasília com Aldo Rebelo, presidente da Câmara dos Deputados, e assessores da Mesa Diretora da Casa. O prazo da última licença médica pedida por Janene expira em 5 de junho e, caso o deputado paranaense resolva voltar ao gabinete, o suplente perde a vaga.

CARREGANDO :)

A escolha final de Nelton continua sendo uma incógnita. A assessoria de comunicação de Itaipu chegou a escrever uma nota à imprensa, que não foi divulgada, para anunciar que o ex-deputado teria recusado à vaga na Câmara por preferir continuar a desenvolver projetos na Hidrelétrica. Com o silêncio, fontes do Congresso especulam que como é improvável o retorno de Janene ao Congresso – além de estar com uma doença no coração, é réu de processo de cassação do Conselho de Ética por ser suspeito de participação no mensalão – Nelton poderia aproveitar a oportunidade para legislar até o fim do ano.

Até a última quinta-feira, Nelton não tinha sido avisado oficialmente, mas sabia da aprovação da Câmara de indicar um suplente para a vaga de Janene, de licença desde setembro.

Publicidade

Como nas eleições de 2002 fazia parte do PTB, partido coligado ao então PPB, hoje PP, Nelton é o próximo da lista de convocação de suplentes.

"Se a vaga tivesse ficado em aberto no fim do ano passado, provavelmente aceitaria, pois poderia contribuir nas comissões parlamentares, com a possibilidade de fazer projetos, pronunciamentos e requerimentos", ponderou Nelton ontem, sem dar indícios da resposta.

"Antes de qualquer declaração vou esperar a reunião de terça", completou.

Se Nelton recusar, assume a vaga o Pastor Irineu Rodrigues, da Igreja Evangélica Quadrangular, ex-presidente do PTB em Guarapuava e filiado ao PPS desde o fim de 2005. "Como sou candidato para o pleito desse ano, essa é uma boa oportunidade de mostrar minhas posições à população", declarou.

Ao contrário de Rodrigues, Nelton não será candidato nas eleições de 2006. Se quisesse concorrer, deveria ter se desincompatibilizado do cargo em Itaipu até 31 de março deste ano.

Publicidade