Uma piada recorrente entre homens recomenda observar a mão do médico na hora de pensar em prevenção do câncer de próstata. É uma alusão ao medo do exame de toque. Agora, uma pesquisa feita no Reino Unido diz que o melhor é olhar para a própria mão. Pesquisadores da Universidade de Warwick, oeste da Inglaterra, encontraram uma relação entre o tamanho do dedo indicador do paciente e o risco de desenvolver a doença.
Homens cujo dedo indicador da mão direita é maior que o anelar têm, segundo o estudo, 33% menos chances de ter câncer de próstata. A razão estaria na gestação. O tamanho dos dedos é determinado pelo contato com mais ou menos testosterona (o hormônio masculino) ainda na barriga da mãe. Menos hormônio resulta em indicadores maiores.
Como o mesmo hormônio está relacionado ao desenvolvimento desse tipo de câncer, a equação se fecha. Indicadores maiores, menor risco de ter a doença. Uma das autoras da pesquisa, a professora Ros Eeles, afirma que a descoberta poderá ser usada, em combinação com outros fatores, como histórico familiar, para acompanhar pacientes e determinar outros testes.
Outras ligações
Os britânicos parecem mesmo fascinados com as mãos e suas implicações médicas. A maioria dos homens tem anelares maiores que os indicadores. Se isso é uma desvantagem para o câncer de próstata, pode ser uma vantagem para outras doenças e comportamentos.
Pesquisa da Universidade de Liverpool, em 2001, indicou que quanto maior o anelar, menor o risco de um jovem ter ataque cardíaco. Novamente, a explicação é a exposição a altos níveis de testosterona na gestação, que, no caso, protegeria o coração.
Outra pesquisa, essa da Universidade de Cambridge, relacionou o tamanho dos dedos ao apetite e à aptidão para ganhar dinheiro. Foram analisados homens que trabalhavam no mercado financeiro. Quem tinha o anelar maior conseguia mais dinheiro que os outros em muito menos tempo.
As mulheres também teriam razões para olhar atentamente para as mãos. Professores do Kings College, de Londres, descobriram que aquelas que possuem anelares longos, maiores que os indicadores, têm muito mais chances de sucesso nos esportes, principalmente nos que que dependem de velocidade como corrida, futebol e tênis. Se você aguentou até agora, pode soltar o jornal e dar uma boa medida nos dedos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora