A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou comunicado para a Defesa Civil de Santa Catarina alertando para a possibilidade de chuvas fortes até esta quarta-feira (10). Além do estado catarinense, que sofre com as consequências dos alagamentos e deslizamentos de terra, outros dez estados e o Distrito Federal também devem ficar em alerta.
De acordo com a Sedec, os temporais devem atingir os Estados do Acre, Amazonas, Pará, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal.
Em alguns momentos, a chuva poderá ser acompanhada por raios e ventos de até 70 quilômetros. A possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas do Sul do País não está descartada.
A Sedec recomenda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois devido às freqüentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, a população deve evitar áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Há risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Os alertas foram baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora