A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná emitiu alerta para a possibilidade de temporais com ventos fortes e granizo nas regiões Sudoeste, Sul, Oeste e Noroeste do Estado nesta quarta-feira (29). A orientação é que a população evite áreas de alagamento e encostas, morros e barreiras com risco de deslizamento.
Na tarde de terça-feira (28), uma tempestade alagou ruas, destelhou casas e deixou dois feridos em Foz do Iguaçu, no Oeste. Na manhã desta quarta-feira, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, chuvas fortes voltaram a atingir a região da fronteira. "A instabilidade, provocada por uma frente fria, deve se deslocar no sentido Leste e chegar à região metropolitana de Curitiba durante a tarde", afirma o meteorologista Reinaldo Kneib.
Até a noite, as chuvas atingem também a região Norte do estado, segundo o meteorologista. "Todas essas localidades têm previsão de receber temporais com raios e ventos fortes, entre 50 e 60 quilômetros por hora, com possibilidade de granizo", diz Kneib. Por isso, outra recomendação da Defesa Civil é que a população evite trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra descargas elétricas e vendavais.
De acordo com o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da seção operacional da Defesa Civil, nenhuma ocorrência de desastre, ferimento, destelhamento ou queda de árvore por causa das chuvas havia sido registrada no estado até o final da manhã desta quarta-feira.
O tempo instável também deve atingir os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Todos os estados receberam alerta da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), que toma como base informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora