A Defesa Civil do Paraná promove neste sábado um encontro no qual pretende envolver e preparar a população de Curitiba para a ocorrência de eventuais desastres pelas chuvas de verão no Litoral do estado, como os de março passado. Para isso, a direção do órgão recruta, ao longo desta semana, grupos de voluntários dispostos a ajudar no empacotamento de mantimentos, separação de roupas e distribuição de itens de primeira necessidade à população. O chefe de divisão da Defesa Civil, major Antônio Hiller, diz que a ajuda da sociedade civil é muito importante, mas que, em tempos de normalidade como agora , é comum que muitos dos voluntários não respondam aos apelos da organização para participar de treinamentos e ações.
Para aumentar a participação, a estratégia deste ano é recrutar grupos organizados, ao invés de fazer apenas contatos individuais. O major explica que a presença de um líder ajuda na aproximação e aumenta as chances de comprometimento. "Vamos aproveitar a organização que já existe e contar com a ajuda dos líderes para cobrar mais participação", diz Hiller.
Entre os grupos de que fala o major estão as associações de moradores, associações de aposentados e grupos religiosos organizados, entre outros. Isso não significa, no entanto, que voluntários "solitários" não possam comparecer. O objetivo, antes de tudo, é buscar parcerias e fortalecer o sentimento de solidariedade.
É importante ressaltar que tais treinamentos fazem parte do rol de ações preventivas realizadas pela Defesa Civil, tão ou mais importantes do que as realizadas pós-desastres, que visam apenas reparar os danos.
Quem quiser participar do treinamento pode comparecer à sede do órgão no próximo sábado, dia 17, na Rua Jacy Loureiro de Campos, s/n, no Palácio das Araucárias, Centro Cívico. O encontro será realizado no Auditório Mário Lobo, das 9 h às 12 h. Informações pelo telefone (41) 3350-2614/2607.
* * * * *
Interatividade
Você já participou de grupos de voluntários em desastres? Compartilhe sua experiência.
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora