Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Enchentes

Defesa Civil resgata 100 pessoas que estavam ilhadas na BR-101 em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina retirou neste domingo (4) cem pessoas que estavam ilhadas nos quilômetros 404 e 410 da BR-101, na região de Araranguá e Maracajá.

A Defesa Civil informou ao G1 que outras 30 pessoas permanecem no local, pois não quiseram abandonar seus carros.

Segundo a Defesa Civil, o número de municípios catarinenses que enfrentam problemas causados pelas chuvas chega a 18 - cinco deles declararam situação de emergência. Até o momento, 372 pessoas estão desabrigadas e 654 desalojadas. As cidades mais afetadas são Nova Veneza e Araranguá.

Em Nova Veneza, 160 pessoas estão desalojadas (tiveram que ir para casa de parentes e amigos) e 36 desabrigadas (foram para abrigos públicos). Ao todo, 780 pessoas foram afetadas pelas chuvas no município. Foram registrados danos e destruição no sistema de abastecimento de água, energia, transporte e comunicação.

Já em Araranguá, 188 pessoas estão desabrigadas e 100 desalojadas. Outra cidade bastante afetada é Forquilhinha, onde 150 estão desalojadas e 30 desabrigadas. Ao todo, 21.753 pessoas foram afetadas em Forquilhinha, de acordo com a Defesa Civil.

A BR-101 está interditada nos quilômetros 404, em Maracajá, e 409, em Araranguá. Um desvio foi providenciado pela Polícia Rodoviária Federal por meio de rodovias estaduais, liberado apenas para carros e motocicletas.

Os municípios com registro de problemas são: Jaguaruna, Turvo, Araranguá, Criciúma, Tubarão, Forquilhinha, Urussanga, Sideropólis, Ermo, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Nova Veneza, Laguna, Lauro Muller, São Martinho, Meleiro, Içara e Praia Grande.

Doações

As chuvas já causaram estragos em Santa Catarina no fim do ano passado. Entre novembro e dezembro, 135 pessoas morreram em consequência de alagamentos e deslizamentos.

Cerca de 700 toneladas de donativos que foram recolhidas em 2008 devem ser encaminhadas aos moradores das cidades afetadas pela chuva nos últimos dias. O material está armazendo em Criciúma e Araranguá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.