Os prazos
Veja as datas para matrículas na rede estadual de ensino:
24 a 28 de novembro: assinatura da rematrícula automática para alunos que já estudam na rede.
1º a 5 de dezembro: a matrícula para alunos que vão ingressar no 6º ano, vindos da rede municipal, ou passar para a 1ª série do ensino médio.
12 de dezembro em diante: alunos que não estão nas redes estadual ou municipal e pretendem ingressar em um colégio do estado em 2015.
Documentos
Valem como documentos oficiais a Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Casamento. Maiores de 16 anos e alunos da Educação Profissional também devem apresentar CPF. A declaração de escolaridade deve ser emitida pela instituição de origem ou pelo Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere).
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed) definiu ontem os prazos para rematrícula na rede estadual de ensino. Alunos que irão ingressar na rede estadual, no 6.º ano e na 1.ª série do ensino médio devem fazer a matrícula, assim como aqueles que atualmente não estudam na rede pública estadual, mas pretendem ingressar nela em 2015.
Para estudantes de outras séries que já frequentam a rede, basta que o responsável compareça à própria escola entre 24 e 28 de novembro para assinar a rematrícula, que é automática. Alunos com mais de 18 anos podem assinar por conta própria.
O prazo para quem vai ingressar no ensino médio ou fazer a transição da rede municipal para a estadual é de 1.º a 5 de dezembro. Os responsáveis devem comparecer à escola com original e fotocópia dos documentos do aluno (veja a relação ao lado), comprovante de residência atualizado, histórico escolar ou declaração de escolaridade e carta matrícula (se tiver). O prazo é o mesmo para ingresso na educação especial e em escolas conveniadas com o estado.
Séries iniciais
Em Curitiba, o prazo para cadastro de crianças que vão ingressar no 1.º ano da rede municipal de ensino em 2015 terminou em 22 de agosto. Quem perdeu o prazo deve comparecer a partir de 3 de dezembro a uma escola municipal ou a uma sede do núcleo de educação para receber informações.
Os pais que fizeram o cadastro e cujos filhos não estão matriculados em nenhum Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ou em um dos centros de Educação Infantil (CEI) conveniados com o município devem consultar o site Cidade do Conhecimento, entre 3 e 7 de novembro, para verificar em qual escola fazer a matrícula. É preciso comparecer à escola designada com original e fotocópia da certidão de nascimento do aluno, conta de luz atualizada (dos últimos três meses) e um documento do responsável.
A matrícula no 1.º ano é obrigatória para crianças nascidas em 2009, que estarão em idade escolar no próximo ano. Quem perdeu o período de cadastro deve ficar atento ao início do período de matrícula, para garantir vaga na instituição desejada.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora