Onze presos da Delegacia de Bela Vista do Paraíso, Norte do Paraná, fugiram na noite deste domingo (27) por um buraco feito no teto da edificação. A laje da cobertura tem menos de 10 centímetros, segundo policiais da região, o que não ofereceu dificuldade para os detentos fazerem a abertura. Até a manhã desta segunda-feira (28), quatro tinham sido recapturados.
Na hora da fuga, o local estava com quase três vezes mais presos do que a capacidade do prédio. A estrutura tem capacidade para abrigar 15 presos e tinha 42. Com a fuga dos 11 e a recaptura de quatro, a delegacia de Bela Vista do Paraíso tem ainda 35 detentos. Os próprios policiais são os que fazem a guarda dos presos, porque na delegacia não há auxiliar de carceragem.
Parte dos presos pôde ser recapturada porque quem fazia a vigia percebeu a movimentação estranha. A Polícia Militar (PM) foi acionada e conseguiu localizar quatro dos 11. Em vistorias internas, ferramentas de ferro improvisadas foram encontradas na cela. Uma revista tinha sido feito na sexta-feira (25) e nenhum item estranho tinha sido achado.
Tentativas de fuga são frequentes
Policiais que trabalham em delegacias da região e não quiseram se identificar contam que são comuns as tentativas de fuga e resgate de presos. Nos últimos três meses, comparsas dos presos teriam tentado invadir a delegacia para soltar os detentos. Os policiais de plantão relatam que até agora conseguiram evitar os resgates de presos porque se trancaram junto com os detentos.