A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de Curitiba irá passar por uma nova vistoria na tarde de sexta-feira (10). Esta será a terceira vistoria em uma semana na delegacia, que registrou fugas e princípios de rebeliões nos últimos 15 dias. A vistoria será realizada pela Comissão de Direitos Humanos Irmãos Naves, formada por delegados paranaenses.
O distrito policial passa por problemas de falta de estrutura na carceragem. A Comissão de Direitos Humanos da OAB-PR realizou vistoria dia 3 de agosto depois de princípios de rebelião e constatou os problemas de superlotação e falta de estrutura para os presos. Eram 180 homens distribuídos em 16 celas, mas a capacidade da delegacia é para 150 pessoas. Na quarta-feira (8), o Gaeco também realizou uma inspeção na DFRV.
Depois da verificação feita pela OAB, 32 detentos foram transferidos para o sistema penitenciário.
Segundo o coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos Irmãos Naves, delegado Claudio Marques Rolin e Silva, a decisão de realizar a nova vistoria foi tomada após a inspeção da OAB e reunião do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná, do qual ele também é integrante.
Problemas
O delegado disse que a situação de precariedade nas delegacias é antiga. "Nós da Polícia Civil estamos há 30 anos batendo na mesma tecla. Preso tem que estar no sistema penitenciário". Para o delegado, a situação de precariedade em que ficam os detentos nas delegacias ajuda a aumentar a criminalidade.
Outro problema apontado pelo delegado é o excesso de presos nas delegacias e a falta de policiais para cuidar de tantos encarcerados. "A polícia tem que investigar e cuidar do preso. Já perdemos muitos policiais mortos por causa dessa situação."
Fugas
Nos dias 31 de julho e 1° de agosto, os presos da DFRV iniciaram rebeliões no local após tentativas de fuga. Na manhã do dia 4 de agosto, três homens fugiram da delegacia em um golf, que estava estacionado no pátio do terreno. Outros dois tentaram fugir dentro de sacos de lixo na terça-feira (7), mas foram pegos por policiais federais.