A Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (Dedc) de Curitiba alerta para um golpe que está sendo aplicado na capital desde o ano passado: o do falso mecânico. Segundo as queixas apresentadas até agora, um grupo de homens aborda o motorista de um carro estacionado na rua e alerta para um possível problema, depois de algum equipamento ser colocado no cano de escape, o que impediria o veículo de dar a partida. Em seguida, eles se prontificam a arrumar o defeito na hora e, depois de a vítima pagar entre R$ 300 e R$ 500, o falso problema é resolvido.
O delegado titular da Dedc, Cassiano Aufiero, explica que a preferência do grupo é por abordar mulheres com carros estacionados próximos a caixas eletrônicos 24 horas, para facilitar o saque de dinheiro para pagar o falso conserto do veículo. Segundo ele, as mulheres são mais visadas por, geralmente, terem menos noções de mecânica automotiva. "Ainda não sabemos que tipo de mecanismo eles usam", explica o delegado. Ainda não há informações sobre a identidade dos homens que se passam por mecânicos.
Por isso, Aufiero pede que as pessoas que não tenham caído no golpe, mas que sofreram a tentativa de "conserto", se dirijam até a delegacia de Estelionato, no bairro Capão da Imbuia, para registrar o Boletim de Ocorrência (BO) e prestar mais informações a polícia. "Quando a pessoa não cai no golpe ela tem mais condições de contar como eles agem para efetuar a fraude."
Até agora, dois casos foram registrados em Curitiba desde a metade do ano passado até agora, mas a Polícia Civil acredita que mais pessoas podem ter sido vítimas do grupo.
Serviço
Delegacia de Estelionato e Desvio de CargaRua Professora Antônia Reginato Vianna, 1.177Capão da Imbuia Curitiba41) 3365-3748