Três presos fugiram do 9º Distrito Policial (DP), no bairro Santa Quitéria, em Curitiba, na noite desta quarta-feira (27). Para escapar eles entortaram uma porta da cela com capacidade para quatro pessoas, mas que tinha 21 na hora da fuga. Com isso, o grupo teve acesso a outra cela que tinha um buraco feito em outra fuga, ocorrida na terça-feira (26). Na noite desta quarta, cinco chegaram a conseguir sair do local, mas dois foram imediatamente recapturados.
O superintendente Cláudio Oliveira, do 9º DP, contou que os presos começaram o tumulto nesta quarta por volta das 22 horas. "A cadeia já está toda arrebentada da tentativa de fuga do sábado (23) e da fuga de terça (26). Ontem (quarta), teve tumulto, mas nada comparado ao que ocorreu na terça. Tivemos transferências já, estamos aguardando que possam ocorrer outras, mas de imediato ainda não temos uma posição."
Na primeira fuga, na terça, dez presos chegaram a fugir, mas cinco foram recapturados. Durante esse primeiro episódio, havia 74 homens em um espaço que comporta 16. Das quatro celas instaladas no local, segundo Oliveira, três foram totalmente destruídas e foram interditadas.
Depois disso, 48 presos foram transferidos da carceragem do 9º DP para quatro outros locais de detenção em Curitiba e região metropolitana. Os detentos foram transferidos para a Casa de Custódia de Piraquara, na região metropolitana, para o 12º DP, para a Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) e para o Centro de Triagem, todos na capital e que também operam acima da capacidade.
Restaram então 21, que dividiam uma única cela na hora da fuga. Com os três fugitivos, agora são 18. Conforme Oliveira, cada cela tem capacidade para quatro pessoas.