Foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira (27), a estrutura física da Delegacia do Idoso, que vai atender junto com o 3º Distrito Policial de Curitiba. O setor, que funcionará como um centro de atendimento social para assegurar os direitos os idosos, terá investigadores, escrivão e delegado especial.
No entanto, os funcionários específicos para a delegacia ainda não foram designados. De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Segurança Pública(Sesp), essa designação deve ser feita até o fim desta semana.
A unidade vai funcionar como outras delegacias específicas, com a da Mulher e Criança e Adolescente. Os registros de ocorrências poderão ser feitos em qualquer delegacia, mas todos os trâmites e a investigação vão acontecer na unidade específica.
O governador Orlando Pessuti também assinou nesta segunda o decreto que regulamenta a criação do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, antiga reivindicação do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi). Com a implantação, o fundo estadual poderá receber verbas do recém-instituído Fundo Nacional do Idoso. Ambos passam a ter validade em 2011.
A coordenadora do disque-idoso e conselheira do Cedi, Dulce Maria Darolt, explica que a delegacia e a instituição do fundo eram reivindicações feitas há pelo menos dois anos. "Se o fundo estadual não fosse aprovado, não poderíamos receber os valores que será destinados aos estados através do fundo federal", afirma.
Conforme Dulce, os valores arrecadados, que ainda não foram estimados, serão destinados às políticas públicas de acordo com as necessidades dos idosos em cada região do estado. Essas especificidades serão definidas na Conferência Estadual da área, que vai acontecer até março de 2011.Serviço
A Delegacia do Idoso vai funcionar junto ao 3º Distrito Policial, que fica na Rua Solimoes, 1640, no bairro Mercês.
O Disque-Idoso pode ser acionado em todas as situações de violência e maus-tratos com pessoas que tem mais de 60 anos. O telefone para contato é o 0800 41 0001.