Duas famílias moradoras do bairro Santa Cândida, em Curitiba, denunciaram à Polícia Civil a morte por envenenamento de 14 cães entre a noite de terça-feira (12) e a manhã de quarta-feira (13). Eles teriam recebido alimento envenenado e morreram horas depois de ingerir as porções.
O caso foi registrado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPAM). Segundo a Polícia Civil, entre os cachorros estariam labradores e pinscher, alguns deles ainda filhotes. A denúncia partiu de uma moradora, que informou à polícia que tanto os seus animais quanto os da casa do cunhado dela morreram.
No boletim de ocorrências, os proprietários dos animais relataram que encontraram os cachorros, alguns deles já mortos e outros passando mal, após eles terem ingerido algum alimento com chumbinho, material usado como veneno de rato. Não há informações de quem teria dado o alimento aos animais.
Segundo a Polícia Civil, as investigações ainda estão no início e não há, no momento, como precisar quem poderia ter dado a comida com veneno aos animais. Os policiais devem investigar através de câmeras de segurança para saber quem pode ser cometido o crime.
Uma lei municipal - Lei 13.908 de 19 de dezembro de 2011 - prevê multa entre R$ 200 e R$ 200 mil para pessoas que praticam maus tratos a animais.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora