Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Interdição

Delegacias lotadas no Oeste

Foz do Iguaçu - Projetada para abrigar no máximo cinco presos provisórios, a carceragem da 6ª Subdivisão de Polícia Civil, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, abrigava 30 detidos até o final da tarde de ontem. O problema se repete na custódia da delegacia da Polícia Federal. Com espaço para 14 pessoas, a unidade estava abarrotada ontem, com 43 homens e 21 mulheres. A superlotação nas delegacias da região se deve em grande parte à interdição da Cadeia Pública Laudemir Neves, decretada no dia 9 de agosto do ano passado pela juíza da Vara de Execuções Penais, Luciana Ballalai.

Com metade das galerias desativadas depois de um incêndio em 2006, o cadeião sofre ainda com problemas nas instalações elétrica e hidráulica. No espaço que permanece ativado deveriam ficar provisoriamente no máximo 152 presos, mas em agosto a lotação se aproximou de 350, o que reforçou a necessidade de interdição até que os problemas estruturais sejam resolvidos. O problema é mais grave entre as mulheres. São 143 detentas divididas em 21 celas com capacidade para quatro cada. Por enquanto, não há perspectiva de transferência para unidades femininas.

Para amenizar o problema, o delegado-chefe da Polícia Civil local, Alexandre Macorin, solicitou à Justiça pressa na realocação dos presos para o Centro de Detenção e Ressocialização e para a Cadeia Pública. Por causa da interdição, essa unidade não pode ultrapassar o limite de 320 presos. Em São Miguel do Iguaçu, ontem a delegacia tinha 48 presos em um local destinado a apenas 16. Na vizinha Santa Terezinha de Itaipu, outros sete presos que deveriam estar no cadeião aguardam transferência. Enquanto isso, dependem da família para receber alimentação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.