Dos 96 distritos da cidade de São Paulo, 29 estão em alerta com risco de infestação pelo mosquito da dengue, segundo mapa divulgado ontem pela Secretaria Municipal da Saúde. Em três regiões da zona norte - Jaraguá, Perus e Pirituba - a situação é pior e há risco de surto da doença. O mapeamento leva em conta o índice de densidade larvária, indicador que mostra o grau de infestação de larvas do mosquitos.
A coordenadora do Programa Municipal de Combate e Controle de Dengue, Bronislawa de Castro, explica que a divulgação do índice serve como um norte para as ações do poder público, mas todo o município está recebendo atenção. As três regiões com maior risco neste ano, por exemplo, tiveram de um a cinco casos registrados no ano passado.
"Nas regiões de alto risco, imóveis são visitados em regime de mutirão para retirar criadouros e há instalação de telas de vedação nas caixas dágua e reforço de operações de limpeza", afirma a coordenadora. Bronislawa explica que as ações devem diminuir a densidade larvária, minimizando o risco da doença. A técnica lembra que a população pode telefonar para o número 156 para denunciar focos do mosquito.
De acordo com o médico epidemiologista da Santa Casa de São Paulo, José Castro de Morais, é difícil diagnosticar o local exato onde as pessoas foram picadas pelo inseto. "O paciente pode estar de passagem por Pirituba, por exemplo, ser picado e registrar o caso no hospital de outro local", explica. "O perigo maior é para as pessoas que moram na região de risco e estão expostas ao mosquito.
Para identificar locais com maior risco de surto da doença, o governo do Estado usa um outro indicador, chamado índice de Breteau - quando ele fica acima de 1 quer dizer que foram localizadas larvas do mosquito em um imóvel a cada cem analisados. Cidades como Potim e Guarujá, e bairros paulistanos como Vila Sônia, apresentam o índice superior a 1 e são alvos de campanhas e ações de controle da Secretaria da Saúde.
Locais mais afetados
Há risco de surto da doença em Jaraguá, Perus e Pirituba, na zona norte. Os distritos em estado de alerta são: Anhanguera, Brasilândia, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanã, Mandaqui, Santana, São Domingos, Tremembé, Vila Maria, Vila Medeiros (zona norte); Artur Alvim, Carrão, Cidade Líder, Ermelino Matarazzo, Itaquera, Lajeado, São Miguel, Vila Jacuí (zona leste); Campo Grande, Campo Limpo, Capão Redondo, Cidade Ademar, Socorro (zona sul); Alto de Pinheiros, Butantã, Itaim Bibi, Morumbi (zona oeste); Bela Vista (centro).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora