Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Dengue deixa cinco cidades em alerta

Cinco municípios do Paraná apresentam índices preocupantes de infestação predial pelo mosquito da dengue: Apucarana (1,1%), Foz do Iguaçu (1,2%), Guaíra (3,3%), Maringá (1,1%) e Paranavaí (1,9%). O alerta consta do Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado ontem Ministério da Saúde. A pesquisa considera satisfatórios os índices inferiores a 1%, caso de outras cinco cidades paranaenses pesquisadas: Cambé, Cascavel, Curitiba, Londrina e Toledo.

O trabalho apurou a infestação nos 171 municípios com características propícias à proliferação do Aedes aegypti, ou seja, com alta densidade populacional, cidades turísticas e de fronteira. Realizado entre a última semana de outubro e a primeira de novembro, numa parceria do ministério e secretarias estaduais e municipais de Saúde, o LIRAa indica os municípios onde há risco de surto de dengue, permitindo que os gestores planejem melhor a prevenção da doença.

O levantamento divide o município em estratos, ou seja, grupos de 9 mil ou 12 mil imóveis. Em cada grupo, 450 imóveis são visitados por agentes de Saúde. Os estratos com índice de infestação superior a 3,9% são considerados de risco. Os que apresentam infestação inferior a 1%, por sua vez, estão em condições satisfatórias. Em situação de alerta ficam os estratos com porcentuais entre 1% e 3,9%.

Em comparação ao levantamento realizado no fim do ano passado, o LIRAa 2007 mostra que o porcentual de estratos (grupos de 9 mil ou 12 mil imóveis) com risco de surto de dengue caiu de 17% para 10,6%. Quanto aos estratos satisfatórios, o índice aumentou de 37,7% para 54,2%.

De janeiro a setembro deste ano, foram registrados no país 481.316 casos de dengue clássica, 1.076 de dengue hemorrágica e a ocorrência de 121 óbitos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.