A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou que a dengue hemorrágica matou 26 pessoas, em 2010. Já a dengue com complicação, de acordo com o balanço divulgado na quinta-feira (12), matou 51 pessoas no estado.
Ainda de acordo com o balanço, Minas registrou 225.860 notificações da doença. Belo Horizonte é o município com o maior número de notificações, com 64.776, seguido por Betim, na região metropolitana da capital, com 18.333.
Os municípios com maior número de mortes por dengue hemorrágica foram Belo Horizonte, com cinco, e Juiz de Fora com quatro.
Conscientização
A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) vai promover, na segunda-feira (16), uma ação de combate a dengue na capital mineira. A iniciativa vai ser realizada próximo ao Córrego Tamboril na região norte de BH. O projeto "De olho no Tamboril! Vamos mudar essa realidade!" vai mobilizar a população para a importância de manter o local limpo, para prevenir o surgimento de focos da doença.
Até o momento, a região norte está em segundo lugar em número de casos, mais de oito mil. A região de Venda Nova apresenta o número mais alarmante, cerca de 11 mil.
A ação é realizada em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Associação dos Moradores dos bairros Felicidade I e II, Projeto Manuelzão, Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade e Escola Municipal Jardim Felicidade.
Na segunda-feira (16) às 8h, a SLU vai promover mutirões de limpeza nos bairros Felicidade I e II. O grupo MobilizaSUS-BH da SMSA vai realizar uma blitz, com apresentação teatral e exposição de faixas às 10h. Logo depois, a banda SuScesso vai se apresentar nas ruas da região norte de Belo Horizonte.
A SMSA também vai realizar um desfile de moda com roupas de matérias recicláveis e uma peça teatral nas escolas envolvidas no projeto.
Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) vão visitar as casas dos moradores da região para orientar a população sobre a coleta de lixo, durante os dias 12 e 13 de agosto. Os moradores vão poder visitar a exposição "De olho no Tamboril". A mostra vai ser realizada em um túnel. Lá, a população vai ver fotos do córrego atualmente e imagens de como ele vai ficar depois de limpo.