Maringá A Secretaria de Saúde de Maringá está avaliando os exames de uma adolescente de 15 anos que morreu, na madrugada de domingo, no Hospital Municipal, com suspeita de dengue. A adolescente, que não teve o nome divulgado, foi sepultada ontem no Cemitério Municipal. Ela foi internada na semana passada com dores no corpo, chegou a ser liberada na sexta-feira para repousar em sua casa, mas passou mal no domingo e foi levada às pressas ao hospital, onde morreu.
"A princípio, ela não tinha febre. Mas foi colhida a sorologia da paciente e os resultados devem ficar prontos dentro de cinco dias", informou o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi. Duas pessoas já morreram com dengue no Paraná neste ano ambas na região de Maringá. Há outra suspeita em investigação em Umuarama.
Em Maringá, cidade do estado com maior número de casos de dengue neste ano 1.142 confirmações e 4.677 notificações , os exames de pessoas com suspeita da doença são enviados ao Laboratório de Ensino e Pesquisa de Análises Clínicas (Lepac) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O Lepac, que também verifica as análises de outros 30 municípios atendidos pela 15.ª Regional de Saúde, está sobrecarregado e sofre com a falta de kits para a realização das análises.
Para amenizar os problemas, um mutirão foi realizado no fim de semana, com a participação de sete funcionários, inclusive de outros setores da UEM. O trabalho foi feito no sábado e 455 amostras foram analisadas. Apesar disso, ontem, o Lepac continuava com aproximadamente 1,8 mil exames pendentes e contava com apenas quatro kits para o serviço (cada um com capacidade para aproximadamente 90 análises).
"Os kits podem chegar a qualquer hora, mas não há previsão de entrega", comentou o farmacêutico bioquímico Paulo Zanzarini. O secretário estadual de Saúde, Cláudio Xavier, esteve em Maringá na semana passada e prometeu que o problema da falta dos kits seria resolvido nesta semana, paralelamente ao desenvolvimento da campanha emergencial "Guerra à Dengue: Entre nesta Luta". Na semana passada, segundo dados da Secretaria Estadual do Paraná, o estado totalizava 5,6 mil casos positivos e 16.038 notificações.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora