Profissionais de odontologia fazem uma manifestação nesta sexta-feira (25), na Boca Maldita, em Curitiba, para marcar o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. Os profissionais reclamam da baixa remuneração dos planos de saúde e da lista reduzida de procedimentos disponíveis na maior parte dos planos comercializados. O protesto segue até o início da tarde, e tem também orientações de higiene bucal às pessoas que passarem pela região.

CARREGANDO :)

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR), Roberto Cavalli, é enfático ao criticar a maneira como as operadoras de planos odontológicos agem com seus clientes. "A população geralmente paga pouco nos planos, mas eles remuneram muito mal os dentistas. A maioria das operadoras faz apenas procedimentos muito básicos. É como se fosse uma enganação, que não cobre o que o paciente realmente necessita", disse.

Ele cita como exemplo os implantes e restaurações mais complexas. Os planos geralmente cobrem apenas procedimentos de profilaxia e intervenções mais superficiais. Mas, segundo Cavalli, quem precisa de implante, próteses ou cirurgias mais profundas, geralmente precisa pagar do próprio bolso, mesmo pagando mensalidades de planos. "Queremos chamar a atenção da população para que ela tenha ideia e conhecimento do que ela está comprando", afirmou.

Publicidade

Cavalli cita que existe um código de procedimentos, com seus respectivos preços chamado de Código Brasileiro Hierarquizado de Procedimentos Odontológicos (CBHPO). Ele reclama, no entanto, que quase todas as operadoras de plano não se preocupam em seguir esses valores. Algumas empresas chegam a pagar 30% do que está previsto nessa espécie de tabela, segundo o presidente do CRO-PR.

A manifestação, que termina por volta das 13 horas, é organizada pelo Sindicato dos Odontologistas no Estado do Paraná, pela Associação Brasileira de Odontologia no Paraná (ABO-PR) e pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR).