Investigada por denúncias de desvio de dinheiro, a direção da Centrais de Abastecimento S.A. (Ceasa) deverá ser afastada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, o governador Roberto Requião (PMDB) convidou o chefe do núcleo regional de Umuarama da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Antônio Comparsi de Mello, para assumir a presidência do órgão. Ele deve ser o substituto de Jane Elisabeth Setenareski, indicada para o cargo em 2003 pelo vice-governador Orlando Pessuti (PMDB).
Na época, Pessuti era secretário da Agricultura. A relação de trabalho entre os dois, porém, começou quando o vice-governador era deputado estadual. Jane foi assessora técnica do peemedebista na Comissão Parlamentar de Agricultura. Até o ano passado, era tida como pessoa de confiança de Pessuti na gestão da secretaria.
Ao saber das possíveis irregularidades na Ceasa, o próprio Requião designou um delegado para conduzir as investigações. O chefe do Núcleo de Repressão ao Crime Econômico (Nurce), Sérgio Cirino, confirmou ontem que está trabalhando no caso e abriu um inquérito policial há cerca de dois meses. Como a investigação ocorre em sigilo, o delegado disse que não pode se manifestar, mas adiantou que a apuração está prestes a ser concluída.
As denúncias de supostas irregularidades no órgão foram feitas há quatro meses pelo diretor de agronegócios da Ceasa, Paulo Ricardo da Nova, ao ouvidor-geral do estado, Luiz Carlos Delazari. "Apuramos a questão administrativa e eventuais desvios. Concluí uma investigação preliminar e estou encaminhando o documento para o governador", disse Delazari.
Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora