Em menos de duas semanas do desaparecimento do vereador Cláudio Thadeu Cyz, o número de moradores de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, que registraram queixa na delegacia local como vítimas de estelionato já passa de 500. A maioria das ocorrências é de pessoas lesadas em menos de R$ 100 mil. A polícia acredita que os principais clientes de Cyz não delatarão o crime por estarem cientes de que alguma irregularidade financeira estaria por trás do negócio.
Todo o inquérito policial foi encaminhado, na quinta-feira (30), para o fórum de Campo Largo e para a Procuradoria de Investigação Criminal (PIC). "Também já solicitamos o pedido de prisão preventiva de Cláudio Cyz", conta o delegado Silvan Rodney Pereira. Além disso, intimações já foram feitas e nos próximos dias funcionários e familiares do vereador devem prestar depoimentos. O material apreendido na última sexta-feira no escritório de Cyz ainda não foi periciado. "Aguardávamos desafogar o número de denúncias", afirma o superintendente Antônio Rodrigues.
Desde o início da semana passada, o principal assunto nas ruas de Campo Largo é o sumiço do vereador. Cyz também trabalhava como consultor financeiro e há pelo menos oito anos estaria investindo economias de centenas de campolarguenses na Bolsa de Valores. O provável calote na população é especulado em R$ 200 milhões.
O desaparecimento do vereador foi registrado na delegacia pela família. Cyz teria sumido acompanhado da esposa com o próprio veículo. "A hipótese mais provável é a de que ele sumiu porque não conseguiria cumprir seus negócios. Tudo leva a crer nisso", relata o delegado. Caso não participe das duas próximas sessões na Câmara Municipal, Cyz deve ser destituído do cargo de vereador.
Ação do Psol no STF pode fazer preço dos alimentos subir ainda mais
Aluno expulso do curso de Direito da USP se pronuncia: “perseguição política”
“Pena Justa”: as polêmicas do programa de segurança do governo federal. Ouça o 15 Minutos
“Algoritmos são direcionados ideologicamente para doutrinar pessoas”, diz Moraes em aula na USP
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora