Campo Mourão O Paraná teve este ano 257 casos confirmados de dengue. Campo Mourão e Foz do Iguaçu enfrentam situação crítica. Campo Mourão passou dez anos livre da doença. Mas desde o início de março, quando houve a primeira ocorrência, a secretaria municipal de Saúde confirmou 33 casos há ainda mais 50 sob investigação. "Enquanto não houver consciência da população, a tendência é aumentar ainda mais ", afirma a responsável pelo setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Campo Mourão, Edina Scheneider.
Segundo ela, uma semana após a constatação do problema na cidade, foram feitos arrastões (principalmente em relação ao lixo) nos bairros mais afetados. "Mas o pessoal volta a deixar lixo acumulado [permitindo o empoçamento da água e a proliferação do mosquito transmissor]." Na cidade, 29 dos 33 casos ocorreram no bairro Lar Paraná, que fica próximo à rodoviária e ao entroncamento rodoviário.
Já em Goioerê, município com 26 mil habitantes, houve 56 casos e outros 200 podem ser confirmados. A secretaria de Saúde usa quatro veículos (conhecidos como "fumacês") para fazer pulverizações e matar o mosquito Aedes aegypti. Segundo agentes de Saúde, há dificuldade em entrar em muitas residências. "Mesmo com a identificação da Secretaria de Saúde, os moradores ficam receosos", diz o agente Luiz de Souza.
Em Foz do Iguaçu, segundo o relatório da Secretaria Estadual de Saúde, o município apresenta52 casos (há cinco a serem confirmados). Em Maringá, com 318 mil habitantes, 19 casos de pessoas com dengue já foram confirmados e outras duas são suspeitas de estarem infectadas com o vírus.