Os funcionários terceirizados que fazem a limpeza do Hospital de Clínicas de Curitiba encerraram a greve depois de 12 horas de paralisação nesta sexta-feira (9). O serviço voltou ao normal por volta das 19 horas. Os salários de dezembro da categoria estavam atrasados desde o último dia 7, segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba, por falta de repasse da Hamirisi, empresa responsável pela limpeza do hospital.
A greve só acabou depois que representantes do sindicato e da Hamirisi acordaram que 80% dos funcionários receberiam seus pagamentos ainda hoje. Cada trabalhador também receberá no próximo mês pagamento de multa de 2% por dia de atraso nos salários de dezembro. Procurados pela reportagem, representantes da empresa disseram que não poderiam conversar com o jornal.
O hospital garantiu que o atendimento à população não foi prejudicado ao longo do dia e ressaltou que havia realizado o devido pagamento dos salários para a empresa terceirizada.
Para solucionar os recorrentes atrasos nos pagamentos dos funcionários da Hamirisi, a diretoria do HC convocou uma reunião para a próxima terça-feira (13) com representantes do sindicato da categoria e da empresa. Segundo o sindicato, tais atrasos foram gerados por graves problemas de caixa pelos quais a empresa passa, devido a falta de repasses de outros contratos públicos mantidos pela Hamirisi.