Depois de um feriado prolongado de sol e tempo firme por todo o Paraná, as chuvas voltam ao estado a partir desta quarta-feira (4), e trazem risco de novos temporais até o fim de semana, de acordo com previsão do Instituto Tecnológico Simepar. Segundo o meteorologista Marcelo Brauer, pancadas localizadas podem cair já nesta terça-feira (3) em algumas cidades entre os setores Oeste, Sudoeste e parte da região Central do estado. Apesar disso, as temperaturas devem continuar elevadas.
Ele explica que o céu aberto e a estabilidade que perduraram durante os três dias do feriado prolongado de Finados foram uma espécie de exceção nesta primavera. "Tivemos um bloqueio atmosférico provocado por uma massa de ar quente que impediu a entrada de novas frentes frias", diz. "Nesta terça, uma frente fria que já cobre o estado do Rio Grande do Sul começa a ingressar no Paraná, retomando o quadro de instabilidade que observamos ao longo de todo o mês de outubro".
A previsão do Simepar é feita com uma antecedência de até cinco dias, para garantir a precisão nos dados. "Até o horizonte que temos, o sábado (7), há previsão de chuvas para todas as regiões do estado para todos os próximos dias", afirma Brauer. Segundo o meteorologista, o centro da frente fria deve passar principalmente pelo oceano e, embora traga bastante umidade para o continente, deve manter as temperaturas ainda elevadas no Paraná.
Em Curitiba, as mínimas variam de 17°C a 20°C, e as máximas de 27°C a 33°C entre quarta-feira e o sábado. No mesmo período, o município de Paranaguá, no Litoral, deve registrar temperaturas entre 21°C e 30°C.
Os maiores índices devem ser verificados em Maringá, no Noroeste, e em Foz do Iguaçu, no Oeste, que têm previsão de até 37°C nesta quarta. Clique aqui para ver a previsão completa por região.
Empresas enfrentam “tempestade perfeita” com inflação, contas do governo e alta de juros
Vereadores de Cuiabá receberão mais de R$ 57 mil com “gratificação por desempenho”
Não foram os sindicatos que nos deram a jornada de 8 horas: foi o desenvolvimento econômico
O IPTU "progressista" e o fim da propriedade privada no Rio
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião