• Carregando...
Pedido de trabalho de Luciano Ventura Garcia viralizou no Facebook | Reprodução/Facebook/Jociane Camargo
Pedido de trabalho de Luciano Ventura Garcia viralizou no Facebook| Foto: Reprodução/Facebook/Jociane Camargo

A simplicidade do homem que segurava um cartaz em papelão com um pedido de emprego e um telefone riscados em giz de cera, em um cruzamento movimentado de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), chamou a atenção da fonoaudióloga Jociane Camargo. Ela estava indo para a casa, com a filha, quando parou no semáforo e avistou esse homem, próximo do horário de almoço, na quarta-feira (28). “Fui para casa, almocei rapidinho e não consegui tirar ele da cabeça”, conta.

Depois de ‘engolir’ o almoço, Jociane voltou para aquele cruzamento e finalmente conheceu Luciano Ventura Garcia, de 54 anos. Ameaçado de despejo da casa onde mora com a família e se recuperando de problemas de saúde, o cartaz carregava um silencioso pedido de ajuda. “Minha vida tinha ido para o chão. Procurava emprego há quatro meses e nada, todas as portas se fecharam. Ontem [quarta], me levantei com o coração apertado. Não tinha leite, água, luz, nada em casa”, desabafa. “Num momento de desespero, achei um papelão e giz de cera jogado na frente de uma escolinha e coloquei o pedido de emprego e o meu telefone. Aí, tudo mudou”, conta.

A mudança aconteceu porque, depois do encontro com Jociane, uma foto daquele senhor com semblante cansado foi parar no Facebook. “Conversamos e pedi permissão para fazer a postagem. Eu disse que trabalho para oferecer para ele, eu não tinha, mas tinha muitos amigos e talvez alguém pudesse ajudá-lo”, lembra Jociane. “Ela chegou, conversou comigo, me deu um pacote de bolacha e falou ‘não se preocupe que alguma coisa boa vai acontecer’”, lembra Luciano.

E realmente aconteceu. Em menos de 24 horas, a foto teve mais de 7 mil compartilhamentos e Luciano recebeu centenas de ligações oferecendo um trabalho. Eram tantas propostas que ele pode até escolher o que mais agradava. “Eu fiz uma escolha e serei caseiro de uma chácara que abriga animais abandonados”, conta.

Agora, a família está procurando ajuda para levar os móveis e bens para a nova casa. A ideia é arrumar o espaço nesta quinta-feira (29) e mudar para lá o mais rápido possível. “A casa fica na região rural de Colombo. É um lugar lindo”, conta, empolgado. Para lá, além de Luciano, se mudam os três filhos dele, a mulher e o irmão dela.

Nova chance

Jociane conta que sempre procura ajudar o próximo, se engajando em campanhas, por exemplo. “Acho que não conseguiria dormir se eu não tivesse feito isso. Eu não sou rica, não tenho nada a oferecer, mas é uma pessoa, posso ajudar de alguma forma”, diz. Para ela, o mais importante é que ele tenha sabedoria para escolher o melhor caminho a seguir.

Já o recém-empregado Luciano espera que a sua história inspire mais pessoas. “Que sirva de exemplo para as pessoas não desanimarem e correrem atrás do que é correto, não do que é mais fácil, pois isso só traz mais problemas”, aconselha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]