O programa Fora dos Autos, desta segunda-feira (16), discute a prisão do ex-ministro e candidato a vice de Jair Bolsonaro em 2022, o general da reserva Braga Netto. O militar foi detido no sábado (14), no Rio de Janeiro, pela Polícia Federal. A ordem foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como parte do inquérito que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado.
Além disso, o programa também analisará os próximos passos da investigação conduzida por Moraes, que poderá ter como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Heleno.
Encerramento do inquérito não interrompe diligências
A Polícia Federal encerrou a investigação principal em 21 de novembro, entregando ao STF um relatório que indiciou 37 pessoas, incluindo Bolsonaro, Braga Netto e outros militares e integrantes do governo anterior. Mesmo assim, na nova ordem de prisão, Moraes autorizou a coleta de mais provas, envolvendo também o coronel Flávio Botelho Peregrino, assessor de Braga Netto no Partido Liberal.
A operação permitiu que a PF vasculhasse residências, veículos, celulares, computadores e arquivos digitais armazenados em nuvem. Além disso, os agentes foram autorizados a apreender documentos físicos, discos rígidos, dinheiro em espécie e armas nos locais investigados.
Bolsonaro questiona decisão de Moraes
No sábado (14), Jair Bolsonaro criticou a prisão preventiva de Braga Netto, alegando que a decisão foi decretada mesmo após o inquérito já ter sido concluído pela PF.
“Há mais de 10 dias o inquérito foi concluído pela PF, indiciando 37 pessoas e encaminhado ao MP. Como alguém pode ser preso por obstruir investigações já encerradas?”, escreveu Bolsonaro na rede social X.
Apesar do relatório final apresentado pela PF em novembro, novos desdobramentos continuam ocorrendo, impulsionados por depoimentos recentes no curso da investigação sobre a tentativa de golpe.
Assista ao Fora dos Autos todas as segundas
O programa Fora dos Autos promove um debate ao vivo sobre o apagão de liberdades provocado pelo ativismo judicial no Brasil. Com comentários de Deltan Dallagnol e dos advogados Fabiana Barroso e Emerson Grigollette, é apresentado pelo jornalista Lucas Saba. O programa vai ao ar todas as segundas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Acesse a Gazeta do Povo para mais informações sobre o que será discutido.
Moraes mantém prisão preventiva de Braga Netto após audiência de custódia
Oposição e juristas questionam prisão de Braga Netto sem indícios de obstrução
Governo Lula busca respaldo internacional para pressionar regulamentação das redes sociais
Governo quer limitar uso de armas por policiais e vincular verbas federais a novas normas
Braga Netto preso e o alerta para Bolsonaro; ouça o podcast
“Extremamente grave”, diz médico de Lula sobre sangramento e risco de morte
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora