A menos de dez dias do fim do inverno, o Paraná já convive com clima bem mais próximo do verão nos últimos dias: chuvas isoladas, temperaturas muito agradáveis (inclusive pela manhã e à noite) e sol forte na parte da tarde. A terça-feira (13) inicia novamente com possibilidade de precipitações isoladas – e fracas – em toda a região Sul do estado, inclusive na capital, Região Metropolitana, nas praias e no Sudoeste. No entanto, uma frente fria para o final da semana pode interromper essa série.
Ao longo do dia, um sistema de baixa pressão se forma no Oceano Atlântico, próximo ao litoral da Argentina e do Uruguai. Esse bloco está associado a uma frente fria que se desloca pelo Sul do país e provoca chuvas mais fortes entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, choveu destacadamente no Sul no final desta segunda-feira (12) e, nesta terça pela manhã, chove em alguns pontos da divisa com Santa Catarina.
Bom dia! Gazeta publica uns bons perfis dos prefeituráveis (e Cunha se foi)
Leia a matéria completaCuritiba amanheceu nesta terça com temperaturas na casa dos 20° C. Na madrugada, os termômetros registraram 20,9° C na capital. Ao longo do dia, segundo o Simepar, a temperatura pode chegar a 30° C – as mínimas variam em torno de 16° C. A temperatura na capital alcançou 28,6° C nesta segunda-feira (12).
No Litoral, os termômetros podem alcançar 31° C, com pequena queda para 25° C na quarta-feira (14). O Sudoeste do estado, em Pato Branco e Francisco Beltrão, também registra temperaturas na casa dos 28° C nesta terça-feira (13). Em Paranavaí e no extremo Noroeste, as temperaturas devem alcançar 35° C ou mais de temperatura.
Segundo o Simepar, um alerta para o dia é em relação aos fortes ventos ocasionados pelo encontro da massa de ar frio com as formações que se originam no mar. No Paraná, as rajadas podem atingir valores acima dos 50 km/h entre o final da manhã e o meio da tarde em boa parte do Norte e Noroeste. Os ventos no Rio Grande do Sul, durante a madrugada, já chegaram a 75 km/h.
Geada?
Na quarta-feira (14), a frente fria se desloca e leva as pancadas de chuva para as regiões Nordeste e Norte, na divisa do estado com São Paulo. O forte sistema de baixa pressão sobre o mar também provoca fortes ondas na região litorânea. De acordo com o portal Climatempo, o mar sobe rapidamente entre hoje e amanhã, com ondas entre 3 a 3,5 metros no litoral gaúcho e de 2,5 a 3 metros nas praias catarinenses.
Já a partir de quinta-feira (15), uma massa de ar polar começa a mudar freneticamente o tempo. Segundo o Climatempo, já há risco de geada nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, e no sul do Paraná. As mínimas voltam a ser de 4° C em União da Vitória, 6° C em Curitiba e 11° C em Apucarana, com máximas que não ultrapassam 25° C.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora