• Carregando...
 |
| Foto:

O dia foi de muito trabalho para várias famílias de Matinhos e Guaratuba, no litoral do Paraná, que aproveitaram a tarde sem chuvas para voltar para suas casas. Na noite de domingo e madrugada de segunda um temporal que durou oito horas alagou diversos pontos da cidade, deixando pelo menos 100 pessoas desalojadas. O nível das águas baixou bastante durante o dia.

De acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Civil (DC), não choveu durante a tarde e os moradores começaram a limpar a areia, terra e lixo que se acumularam pelas casas e ruas. As prefeituras dos dois municípios começaram o levantamento de prejuízos para informar ao governo e pedir, se necessário, ajuda para os trabalhos e reconstruções.

Segundo informações do telejornal Bom Dia Paraná, o Corpo de Bombeiros fez cerca de 100 atendimentos durante a madrugada, em Matinhos, e 20 pessoas tiveram que passar a noite no ginásio do Sesc em Caiobá. Três bairros de Matinhos sofreram com a inundação. No bairro Tabuleiro a situação foi mais grave. Em Guaratuba, os moradores próximos a rios também sofreram com o alagamento. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná, foram cinco pontos de alagamentos em Guaratuba. Os mais graves aconteceram em Piçarras e na Cohapar.

Os bombeiros retiraram 90 pessoas de áreas de risco de Guaratuba. Dados da Defesa Civil afirmam que 32 pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas ao Ginásio José Richa. Aproximadamente 70 pessoas ficaram desalojadas. Durante a tarde, todas as pessoas deixaram o ginásio e foram para suas casas ou casas de parentes

A enxurrada nos dois municípios levou muito entulho para as ruas. De acordo com informação dos Bombeiros, agora pela manhã não chove no Litoral e a água começou a baixar. Em Pontal do Paraná houve alagamento na Avenida do Canal, na Praia de Leste. Três quarteirões ficaram alagados, mas não houve registro de desabrigados nem desalojados. Em todo o Litoral ninguém ficou ferido em razão dos alagamentos.

Chuva intensa

Segundo o Simepar, choveu de forma intensa no Litoral das 18 horas deste domingo até as 2 horas desta segunda-feira. Mesmo assim, após esse período houve chuva moderada até as 4 horas. A precipitação acumulada chegou aos 294,4 mm na estação meteorológica Simepar, em Guaratuba, até as 4 horas.

"A média do mês para a região é entre 250 e 350 mm", afirmou o meteorologista Tarcizio Valentim da Costa. Ou seja, em uma madrugada choveu quase o equivalente a média do mês no Litoral.

A frente fria deve permanecer nas próximas 24 horas sobre o Oceano e depois irá se deslocar. Mesmo assim, a umidade permanece no ar e a instabilidade no estado vai durar a semana inteira. Para esta madrugada o Simepar mantém a previsão de chuvas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]