Confira as imagens da chegada de 2012 pelo mundo

CARREGANDO :)

A queima das 24 toneladas de fogos em 11 balsas é o ponto alto da virada do ano na Praia de Copacabana. Mas a organização do réveillon em homenagem à Conferência Rio+20 guarda uma surpresa para quem espantar o sono e permanecer por mais um tempinho na praia.

Marcado para a 1h40, o show do astro internacional David Guetta será animado com espetáculos de raio laser no céu e fogos frios (sem pólvora) detonados no palco Sol, em frente ao Hotel Copacabana Palace. A novidade foi divulgada na sexta-feira pelo cenógrafo Abel Gomes, que comanda a parte artística da festa.

Publicidade

"Quem puder esperar vai realmente se surpreender. Pela primeira vez, teremos efeitos especiais de fogos num palco do réveillon do Rio", acrescentou Abel Gomes.

Para manter o impacto da apresentação de Guetta, a organização do espetáculo decidiu não realizar projeções a laser antes ou imediatamente após a queima de fogos, como aconteceu em outras edições da virada.

Em relação aos fogos, Abel Gomes aposta na força da trilha sonora para que o público se emocione. A seleção musical para o show piromusical ficou a cargo do DJ João Brasil, responsável pela trilha sonora de 2010/2011.

"Selecionei as músicas, que foram enviadas para a Espanha, onde a empresa fornecedora dos fogos planejou a sequência de detonação conforme o rimo", conta João.

O DJ, que também vai se apresentar hoje no Palco Sol na praia de Copacabana, contou, neste ano, abriu espaço para a MPB e até para a batida funk.

Publicidade

"Entre as músicas que escolhi estão Samba do Avião, Aquarela do Brasil e o clássico Rhapsody in Blue", disse João.

Público pode colaborar para uma festa sustentável

A organização do réveillon de Copacabana lançou também na sexta-feira um apelo de colaboração à população para que a virada do ano seja, de fato, uma festa sustentável - ela prestará homenagem à realização da Conferência Rio+20 (em junho de 2012). Uma das sugestões é que as pessoas cheguem ao bairro em transporte público - para reduzir as emissões de gás carbônico - deixando o carro em casa. Este ano haverá 600 vagas a menos para estacionamento.

Outro pedido é que o público se preocupe com o próprio lixo, levando sacolinhas para recolhê-lo. Haverá lixeiras da Comburb espalhadas pela praia. Quem estiver na areia deve tomar cuidado ainda para evitar que latinhas de bebida ou embalagens de vidro sejam levadas pela maré, poluindo o mar e expondo banhistas a acidentes.

Os fumantes também devem recolher as guimbas. A prefeitura apela ainda para que o público opte por embalagens reutilizáveis, evitando sacolas plásticas porque, após descartadas, demoram centenas de anos para se decompor. Os copinhos de plástico devem ser reaproveitados e não descartados de imediato, durante os festejos.

Publicidade