Hospital inaugurado em 2010 funciona hoje com apenas 62 leitos das 193 vagas que comporta| Foto: Josué Teixeira/Gazeta do Povo

O Hospital Regional de Ponta Grossa pode se trans­formar em Hospital Uni­versitário (HU). O Projeto de Lei 71/2013 foi aprovado ontem em primeira discussão na Assembleia Legislativa. Ele volta ao plenário na semana que vem e, se aprovado em segunda discussão, vai para sanção estadual. A mudança deve ampliar o leque de recursos para o hospital, que funciona atualmente com apenas 62 leitos das 193 vagas hospitalares que comporta.

CARREGANDO :)

O projeto é de autoria do governador Beto Richa (PSDB) e foi apresentado em março na Assembleia. O Hospital Regional está vinculado à Secretaria Estadual de Saúde e é administrado por um Conselho Gestor, formado por membros da própria Secretaria de Saúde, da Secretaria Estadual de Ciên­cia, Tecnologia e En­si­no Superior (Seti), da Uni­versidade Estadual de Pon­ta Grossa (UEPG) e da Fundação de Apoio ao De­­senvolvimento Insti­tu­cio­nal, Científico e Tecno­lógico da Universidade Es­tadual de Ponta Grossa (Fauepg). Com a entrada em vigor do projeto, o hospital passa a ser de responsabilidade da Seti e será administrado pela Fauepg.

Além das mudanças administrativas no hospital, a transformação pode garantir mais suporte ao curso de Medicina da UEPG, que foi reaberto em 2009. "O hospital passa a ter investimento em alta complexidade e também pode desenvolver serviços de referência em medicina, como a de gestação de alto risco, já que iremos contar com a UTI neonatal", explica o vice-presidente da Fauepg, Everson Augusto Krum, acrescentando que os usuários da rede pública serão beneficiados.

Publicidade