O Hospital Regional de Ponta Grossa pode se transformar em Hospital Universitário (HU). O Projeto de Lei 71/2013 foi aprovado ontem em primeira discussão na Assembleia Legislativa. Ele volta ao plenário na semana que vem e, se aprovado em segunda discussão, vai para sanção estadual. A mudança deve ampliar o leque de recursos para o hospital, que funciona atualmente com apenas 62 leitos das 193 vagas hospitalares que comporta.
O projeto é de autoria do governador Beto Richa (PSDB) e foi apresentado em março na Assembleia. O Hospital Regional está vinculado à Secretaria Estadual de Saúde e é administrado por um Conselho Gestor, formado por membros da própria Secretaria de Saúde, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fauepg). Com a entrada em vigor do projeto, o hospital passa a ser de responsabilidade da Seti e será administrado pela Fauepg.
Além das mudanças administrativas no hospital, a transformação pode garantir mais suporte ao curso de Medicina da UEPG, que foi reaberto em 2009. "O hospital passa a ter investimento em alta complexidade e também pode desenvolver serviços de referência em medicina, como a de gestação de alto risco, já que iremos contar com a UTI neonatal", explica o vice-presidente da Fauepg, Everson Augusto Krum, acrescentando que os usuários da rede pública serão beneficiados.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora