Os deputados estaduais paranaenses aprovaram em primeiro turno, nesta segunda-feira (10), um projeto de lei que propõe a divulgação e especificação das calorias dos alimentos nos cardápios de bares, restaurantes, redes de fast-food e lanchonetes.
Para o deputado estadual Pastor Edson Praczyk (PRB), autor do projeto, o objetivo é fazer um alerta à população quanto a hábitos mais adequados de consumo. Além de informações sobre as calorias de cada alimento, o projeto recebeu uma emenda que pretende ainda divulgar nos cardápios a quantidade de glúten nos alimentos, assim como o teor de sal.
O projeto de lei deve passar por mais dois turnos de votação. Depois disso, ele será encaminhado para sanção do governador Beto Richa.
Buffets protegidos
A Assembleia Legislativa também aprovou em primeiro turno um projeto de lei de autoria do deputado Roberto Aciolli (PV) que determina a obrigatoriedade de um anteparo de vidro acima dos balcões de buffets nos restaurantes.
O parlamentar explicou em nota que o projeto deve evitar qualquer possibilidade de contaminação dos alimentos. "Se uma pessoa estiver conversando na fila de um buffet, por exemplo, está colocando a comida em exposição às gotículas de saliva", afirmou o deputado.