O governo estadual vai adotar uma nova estratégia jurídica para tentar a redução da taxa de pedágio no Paraná. Agora, os advogados do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) usarão planilhas das próprias concessionárias para demonstrar na Justiça os lucros que seriam acima do previsto por contrato. A nova ação foi apresentada ontem pelo governador Roberto Requião, durante a reunião do secretariado no Museu Oscar Niemeyer.
Antes da reunião, o secretário estadual de Transportes, Waldyr Pugliesi, chegou a apresentar números. Conforme Pugliesi, as concessionárias devem arrecadar R$ 640 milhões em 2005. O mesmo perímetro de 2,5 mil km poderia ser administrado pelo estado, segundo o secretário, por um custo de R$ 100 milhões valor 84,4% menor.
Para o advogado Pedro Henrique Xavier, que atua pelo estado na ação, o fato dos próprios índices das concessionárias apontarem excesso no lucro é um fator inquestionável para a Justiça. "Não estamos usando números nem do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), nem de nenhum outro departamento do governo. Os balanços das próprias concessionárias demonstram que o governo do estado tem razão em afirmar que a cobrança é alta", considera Xavier.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora