As obras para instalação de uma ponte na Estrada da Graciosa (PR-410), no Litoral do Paraná, tiveram início na quarta-feira. Quinze operários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) começaram a concretar as vigas de sustentação no ponto onde ocorreu o deslizamento que interditou totalmente a pista em março (foto).
O trânsito deve ser liberado até junho em meia pista, ou seja, funcionará no "sistema pare e siga" tráfego alternado entre os dois sentidos. Segundo o DER, a ponte será de concreto e a pavimentação será feita com paralelepípedos, seguindo orientações de geólogos da Mineropar e do Instituto Ambiental do Paraná. Além da ação emergencial da ponte, o DER estuda construir muros em outros pontos onde ocorreram deslizamentos de terra. A ação deve evitar que pedras desabem novamente. No total, as obras devem custar R$ 5 milhões e serão concluídas em setembro.
A construção da pista representa um alívio para comerciantes da região e turistas que desejam visitar a estrada, que é a mais antiga ligação entre Curitiba e o Litoral. Segundo a Associação Comercial da Graciosa, mais de 60 pequenos comerciantes entre a BR-116 e o município de Morretes foram afetados pela falta de turistas.
Esquerda tenta reconexão com trabalhador ao propor fim da escala 6×1
Jornada 6×1: o debate sobre o tema na política e nas redes sociais
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora