O desembargador Bartolomeu Bueno do Tribunal de Justiça de Pernambuco| Foto: Reprodução/TJPE
Ouça este conteúdo

O desembargador Bartolomeu de Freitas Bueno, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), publicou uma série de postagens ofensivas contra os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, em suas redes sociais. As informações são do Portal Uol.

CARREGANDO :)

Em uma publicação recente no Facebook, que não aparece mais pública após a reportagem do Uol, o desembargador escreveu: "Os babacas de direita estão rezando no muro dos quartéis, pedindo a intervenção das Forças Armadas. É hilário. Eu quero é pau nessa direita idiota".

Conhecido por ser um forte opositor ao governo do atual presidente e até por já ter declarado que preferia que os apoiadores de Bolsonaro tivessem morrido no lugar da cantora Marília Mendonça, Bueno pode responder em um procedimento administrativo no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por suas declarações na internet.

Publicidade

O CNJ informou a Gazeta do Povo que "manifestações de cunho político-partidário são vedadas, atuando disciplinarmente a Corregedoria Nacional em cada caso, de ofício ou mediante provocação".

"A manifestação dos magistrados nas redes sociais é tema regulamentado pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional, pela Resolução 305/2019 do CNJ e pelo Provimento 135 da Corregedoria Nacional, cabendo aos juízes postura compatível com os deveres inerentes ao cargo, no âmbito público ou privado", disse o Conselho.

O CNJ instaurou um processo, nesta quarta-feira (9), contra o desembargador do TRT4 Luiz Alberto de Vargas, após denúncias de mensagens de cunho político, em suas redes sociais, fazendo críticas ao chefe do Poder Executivo.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]