O desembargador aposentado Ildefonso Marques, ex-professor de Direito Penal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), faleceu na madrugada de ontem, aos 92 anos.
Nascido em Guarapuava, em 30 de junho de 1914, Marques se formou em Direito na UFPR em 1936. Na cidade natal, exerceu a advocacia, foi professor primário e diretor de grupo escolar, até ser nomeado juiz substituto. Marques começou a atuar como desembargador no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) em 1979, onde trabalhou até 1984, ano em que se aposentou compulsoriamente, ao completar 70 anos.
Para o professor Luiz Edson Fachin, ex-diretor do curso de Direito da UFPR, a atuação dupla como docente e desembargador foi importante para que Marques desse sua contribuição ao estudo do Direito Penal, área em que era especialista.
"Ele teve o conhecimento teórico e a vivência como magistrado, e ambos colaboraram para a análise crítica que Marques fez das mudanças do Código Penal nos anos 60 e 70, especialmente no estudo dos tipos penais", explica Fachin, que foi aluno de Marques na UFPR entre 1975 e 1980. "Ele era um homem muito bondoso e compreensivo com os estudantes, além de ser um apaixonado pela sua área. Suas aulas eram tão empolgantes que muitas vezes, no fim, os alunos aplaudiam em pé", descreve.
Aluno-chefe
Se na década de 70 Fachin foi aluno de Marques, durante os anos 80 ele se tornou chefe do veterano professor na PUCPR e elogia o profissionalismo de Marques. "Ele não se incomodava por um ex-aluno se tornar seu chefe, muito pelo contrário: ele sabia respeitar e estimular as novas gerações e, quando eu entrei na docência, foi um dos meus maiores incentivadores", conta. O corpo do desembargador aposentado foi velado no Tribunal de Justiça e seguiu para Guarapuava na manhã de ontem.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora