Às 21h desta sexta-feira (20) tem início no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte de São Paulo, o 42º desfile oficial das escolas de samba do carnaval paulistano. Na primeira noite de desfiles do Grupo Especial, quem dará início à festa será o Afoxé Iyá Ominibu, que irá "abrir" a avenida para as escolas.
A primeira das 14 escolas do Grupo Especial a desfilar será a Unidos do Peruche. A agremiação do Bairro do Limão foi a campeã do grupo de acesso em 2008 com o tema "Quilombos, quilombolas, quizomba... Meu quilombo é o Peruche". Ela havia sido rebaixada para o acesso em 2007.
Neste ano, a Peruche vai levar para o Anhembi as riquezas naturais brasileiras e sua degradação causada pela ganância humana com o tema "Do ventre da Terra a indomável cobiça do homem". A escola entrará na avenida às 23h15.
A segunda a desfilar será a Rosas de Ouro que, no ano passado, ficou em quarto lugar no Grupo Especial. Este ano, a escola leva para o Sambódromo um carnaval inspirado no tema "Bem vindo à fábrica de sonhos". O último dos quatro títulos ganho pela escola no grupo especial foi em 1994. A Rosas irá entrar na avenida com 3.700 componentes distribuídos em 23 alas.
A Unidos de Vila Maria, terceira a percorrer o Sambódromo e terceira colocada do grupo em 2008, vai apresentar um desfile baseado no luxo e opulência. O tema escolhido é "Da sobrevivência à luxúria, da ilusão à alucinação. Dinheiro, mito, história e realidade". Para fazer jus ao tema, um dos destaques da Vila Maria vai usar uma fantasia avaliada em R$ 55 mil toda banhada em ouro rose de 22 quilates.
"Uma nova Angola se abre para o mundo! Em nome da paz, Martinho da Vila canta a liberdade" será o enredo levado pela Tom Maior para a avenida. O sambista Martinho da Vila, que ganhou o título de cidadão angolano, será o homenageado da quarta escola a desfilar no local. Esta será a primeira vez que ele vai participar do carnaval paulistano.
A Mancha Verde, quinta na avenida, vai homenagear o estado de Pernambuco. Com o enredo "Pernambuco: uma nação cultural", a escola verde, branca e vermelha levará 3.600 componentes, distribuídos em 25 alas, vai tentar buscar o seu primeiro título no grupo especial.
Penúltima a pisar no Anhembi, a X-9 Paulistana vai levar o enredo "Amazônia...conseguimos conquistar com o braço forte...do esplendor da havea brasiliensis à busca pela terra sem males". Um dos destaques da escola será a modelo goiana que, no ano passado, causou polêmica ao desfilar no carnaval do Rio de Janeiro com um tapa-sexo de 3,5 cm. Viviane Castro deve entrar na avenida novamente de tapa-sexo, desse vez um pouco maior (garante ela), e com o corpo pintado com uma imagem do presidente norte-americano Barack Obama.
A última escola a percorrer o Sambódromo nesta sexta-feira será a Nenê de Vila Matilde. A escola, criada em 1949, vai fazer uma auto homenagem com o enredo "60 anos - coração guerreiro, a grande refazenda do samba" e tentar conseguir seu sexto título.
As outras sete escolas do Grupo Especial desfilam neste sábado (21).
Títulos
Em 41 anos de desfiles oficiais de carnaval em São Paulo, até 2008, foram 13 títulos no grupo especial para a Vai-Vai, nove para a Camisa Verde e Branco, seis para a Mocidade Alegre, cinco para a Nenê de Vila Matilde, quatro para Gaviões da Fiel e Rosas de Ouro e dois para Império da Casa Verde e X-9 Paulistana.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora