A chuva deu uma trégua para o desfile de 7 de Setembro, que reuniu nesta segunda-feira pela manhã cerca de 25 mil pessoas no Centro Cívico, em Curitiba. Muita gente chegou cedo para conseguir um lugar privilegiado na arquibancada que ficava em frente ao palanque das autoridades. Desfilaram pela Avenida Cândido de Abreu aproximadamente 10 mil pessoas, entre alunos de 20 escolas estaduais, integrantes de entidades beneficentes e tropas do Exército, da Marinha, do Corpo de Bombeiros, da Aeronáutica, da Guarda Municipal e da Polícia Civil.
Por volta das 7 horas da manhã já tinha gente seguindo para o Centro Cívico para ver as comemorações do Sete de Setembro. De acordo com o capitão Gilberto Silva, do 12º Batalhão, se chovesse, o público seria muito menor. "A expectativa, com chuva, era de que viessem 10 mil pessoas. Mas o público está aí, porque o tempo ajudou. A maioria da população é aquela que nunca perde o evento", diz.
O desfile começou com as escolas estaduais, que homenagearam diversas pessoas importantes, entre elas ex-governadores do estado, o imperador Dom Pedro I e artistas como Poty Lazaroto e Guido Viaro. Em seguida, o desfile militar chamou a atenção do público com os cães adestrados e o uniforme dos soldados, bombeiros, policiais.
Os ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial também passaram pela Cândido de Abreu, assim como a Associação do Batalhão Suez (os boinas-azuis) e a Legião Paranaense do Expedicionário.
A passagem dos veículos blindados foi a mais esperada pela público. Desfilaram caminhões-tanques antigos e os que são usados hoje em dia. Por último, o público pode conhecer a formação da polícia civil e militar do Paraná, da guarda municipal e das viaturas que compõem o efetivo.
O governador Roberto Requião e a primeira-dama Maristela estiveram presentes no 7 de Setembro. Entre eles, autoridades como o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari e o vice-governador Orlando Pessuti.