Tempo deve colaborar com as comemorações
O tempo vai colaborar com a programação do Dia da Independência em todo o Paraná. No sábado, a nebulosidade pode predominar pela manhã, mas, ao longo do dia, o sol deverá aparecer. A condição é similar para todas as regiões do estado. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, não há previsão de chuva para o dia em nenhum momento.
Na data, a temperatura deve variar entre 12°C e 24°C em Curitiba; 17°C e 29°C em Foz do Iguaçu; 11°C e 25°C em Guarapuava e 15°C e 32°C em Umuarama.
O desfile cívico do dia 7 de setembro (sábado) vai influenciar o fluxo de veículos em 15 ruas e em 42 cruzamentos de Curitiba, atingindo os bairros Centro Cívico, Ahú, Alto da Glória e São Francisco. O evento, realizado em comemoração ao dia Independência do Brasil, ocorrerá das 8h15 às 12h30 na Avenida Cândido de Abreu, mas as interdições no tráfego serão realizadas já a partir das 23 horas de sexta-feira (6). As informações são da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
Exceto na avenida que vai receber o desfile que ficará bloqueada até às 15 horas de sábado as demais ruas e cruzamentos afetados serão liberados às 13 horas, logo após o fim do evento.
No dia, motoristas que circularem em vias próximas aos bloqueios serão orientados pelos agentes da Setran e do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). (Confira todas as alterações no trânsito abaixo).
Transporte Público
As comemorações do próximo sábado também afetarão o transporte público em Curitiba. Por causa dos bloqueios, 57 linhas de ônibus sofrerão desvio no itinerário. Entre as linhas que terão alterações estão Interbairros I sentido horário e anti-horário e o ônibus da linha Turismo.
Ao todo, sete estações tubo terão de ser desativadas durante o horário do desfile. São elas: Centro Cívico (Assembleia); Centro Cívico (Palácio Iguaçu); Comendador Fontana; Oscar Niemeyer; Passeio Público (em ambos os sentidos); Praça 19 de Dezembro, e Prefeitura. O detalhamento das alterações no sistema de transporte pode ser conferido na íntegra no site da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs).
Ao menos 1,3 mil alunos devem participar dos desfiles
O desfile cívico que vai marcar os 191 anos da Independência do Brasil deve contar com a participação de aproximadamente 1,3 mil alunos em Curitiba. Até esta quinta-feira (5), segundo informações do governo do Paraná, cinco escolas municipais e 14 colégios estaduais já haviam confirmado presença no desfile. Além disso, outras 500 pessoas devem percorrer a Avenida Cândido de Abreu representando cinco entidades civis.
A abertura da parada cívica ocorre às 8h15, com revista às tropas pelo governador Beto Richa (PSDB) e o general Luiz Felipe Kraemer Carbonell. Logo depois, às 9 horas, tem início o desfile cívico, que será seguido da apresentação militar, com a presença de soldados e veículos do Exército, Marinha e Aeronáutica, além dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O encerramento será feito pelo Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio.
A concentração dos participantes do desfile, dos veículos e equipamentos militares será na Rua Marechal Hermes.
Confira as alterações no trânsito previstas para o dia 7 de setembro:
Avenida Cândido de Abreu: bloqueio ao longo de toda a via das 23 horas do dia 6 até às 15 hora do dia 7.
Rua Presidente Carlos Cavalcanti: pode ser percorrida em toda a extensão, desde o Largo Bittencourt, onde fica o Círculo Militar do Paraná. Mas são proibidas as conversões à direita nas Ruas Presidente Faria, Riachuelo, Barão do Serro Azul, Mateus Leme e Duque de Caxias.
Rua Luiz Leão: com duas mãos de tráfego, estará interrompida para quem vem da Rua Mariano Torres, ou quem procede da Rua Conselheiro Araújo e quer dobrar à direita.
Rua Mariano Torres: a partir do cruzamento com a Rua Amintas de Barros, motoristas obrigatoriamente devem seguir pela pista bem à direita (onde se encontra o abrigo de ônibus), para então dobrar à esquerda e chegar à Rua Conselheiro Araújo.
Rua Duque de Caxias: bloqueada no cruzamento com a Rua Presidente Carlos Cavalcanti, não permite conversão à direita na Rua Barão de Antonina. No outro extremo, há bloqueio no cruzamento com a Rua David Carneiro.
Rua Trajano Reis: no sentido Centro, proibida conversão à esquerda na Rua Paula Gomes.
Rua Nilo Peçanha: no sentido bairro, proibidas conversões à direita nas Ruas Barão de Antonina, Senador Xavier da Silva e David Carneiro.
Rua Mateus Leme: tráfego no sentido bairro a partir da Rua Doutor Roberto Barrozo (quem procede da região da Praça da Bandeira), mas ficam proibidas conversões à esquerda nas Ruas Lysímaco Ferreira da Costa, Coronel Agostinho Macedo, Professor Benedito Nicolau dos Santos e Jornalista Nacim Bacila Neto.
Rua Euclides Bandeira: tem tráfego normal, mas proibida conversão à direita na Rua José Sabóia.
Rua Doutor Faivre: tráfego livre em direção ao centro, mas há bloqueio no cruzamento com a Rua Padre Antônio, devendo o motorista seguir obrigatoriamente à direita, pela Avenida Agostinho Leão Júnior, que dá acesso ao Alto da Glória.
Rua Campos Sales: a via rápida bairro/centro procedente do Juvevê tem tráfego normal, mas todo o tráfego deve desviar pela Rua Mauá, dobrando à esquerda, e não em frente, por causa do bloqueio da Rua Lysímaco Ferreira da Costa. Na Rua Campos Sales não é permitido dobrar à direita, das 23h de sexta-feira às 13h de sábado, nas Ruas Deputado Mário de Barros, Constantino Marocchi e Augusto Severo.
Rua Euzébio da Motta x Rua Rocha Pombo: cruzamento inteiramente bloqueado.
Rua Colombo: no sentido Ahú, proibida conversão à esquerda no cruzamento com a Rua Manoel Eufrásio.
Rua Guaratuba: no sentido Ahú, proibidas conversões à esquerda nas Ruas Ricardo Lemos, Francisco de Paula Guimarães e São Sebastião.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião