Interior
Parada cívica atrai 65 mil em Londrina
Cerca de 65 mil pessoas entre militares, estudantes e representantes de entidades desfilaram na Avenida Leste-Oeste, em Londrina, segundo a prefeitura.
Em Maringá, 15 mil pessoas assistiram ao evento, realizado na Avenida 15 de Novembro, na região central da cidade. O desfile contou com a participação de mil pessoas, entre integrantes do Tiro de Guerra, do 4º Batalhão da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, de secretarias municipais, além de estudantes e representantes de entidades e grupos folclóricos.
A ala temática sobre a bandeira do Brasil fez uma apresentação, envolvendo 20 atores e mais de 100 bailarinos. O desfile foi embalado por uma música composta especialmente para a ocasião e que foi executada ao vivo por Ronaldo Gravino.
Cerca de 8 mil pessoas compareceram à Avenida Cândido de Abreu para prestigiar o desfile de Sete de Setembro, em Curitiba. Os espectadores se protegeram da maneira que puderam, com guarda-chuvas, capas ou embaixo dos pontos de ônibus. Vanessa Cardoso Vidal foi com o filho de 5 meses para ver seu outro filho, Altemir Luís dos Santos, desfilar. "A gente faz questão de vir. Conseguimos uma cadeira e eu fico esperando dentro do tubo de ônibus", disse.
O desfile começou às 9 horas com a parte cívica, que contou com a participação de cerca de duas mil pessoas. O primeiro grupo a percorrer o Centro Cívico foi a Liga de Defesa Nacional, seguida por 24 escolas municipais e estaduais. A chuva não impediu as crianças de marcharem e se apresentarem para o público. Também desfilaram nesse primeiro momento 10 entidades, como os escoteiros.
Às 10 horas começou o desfile militar. Mais de 4 mil soldados da Marinha, Exército e Força Aérea participaram, como os ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial e os reservistas. Também desfilaram alunos do Colégio Militar e do Colégio da Polícia Militar. Os tanques blindados e diversas viaturas também alegraram a quem foi assistir à parada.Para finalizar, as polícias Civil, Militar e Rodoviária, além da Guarda Municipal e a Defesa Civil apresentaram seu efetivo e suas viaturas. Por volta das 12h30 o fogo simbólico da pátria foi apagado e o desfile encerrado.
Antônio Cláudio Santos foi um dos espectadores. Junto com ele, sua esposa e o neto, Lucas Henrique, de 3 anos. "A gente veio mostrar pra ele o desfile das escolas e dos tanques. O desfile estava muito bonito, mas tive pena das crianças que desfilaram com chuva", disse.
Autoridades
Prestigiando o evento estavam o governador Beto Richa e sua mulher, Fernanda Richa, secretária de estado da Família e Desenvolvimento Social. Entre as outras autoridades presentes estavam o vice-governador, Flávio Arns; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni; o secretário de estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.
Para o governador, a presença das pessoas foi uma demonstração da importância do evento. "Foi importante ver as pessoas prestigiando esse momento. É uma maneira de reverenciar a nossa pátria e cultuar valores importantes", diz. Para o secretário de Segurança Pública, o momento também revela a união das forças de segurança do estado. "Esse evento estabelece cada vez mais uma integração e cooperação dos órgãos de segurança pública da União", considera.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião