A procura pelas vagas reservadas a afrodescendentes e candidatos oriundos de escolas públicas para o vestibular da Universidade Federal do Paraná caiu em relação ao concurso do ano passado. Os números ainda são provisórios, pois as inscrições terminam amanhã. Até as 10 horas da manhã de ontem, havia 1.971 inscritos para as 831 vagas destinadas a candidatos negros e pouco mais de 11.700 candidatos às outras 831 vagas reservadas a estudantes da rede pública de ensino.

CARREGANDO :)

No ano passado foram 2.368 candidatos que se declararam negros ou pardos e 13.791 que disseram ter estudado exclusivamente em escolas públicas, cada grupo disputando 20% das vagas ofertadas. Os números são do Núcleo de Concursos da UFPR.

Para o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, a desinformação é uma das razões para a redução parcial na procura pelas vagas para cotistas. "Ouvi de estudantes que alguns cursinhos estão dizendo que quem fizer a opção pelas cotas estaria concorrendo a apenas 20% das vagas. Essa informação é totalmente equivocada, pois os cotistas concorrem prioritariamente aos 40% a eles destinados (20% em cada modalidade), mas não deixam de disputar os 60% da concorrência geral", esclareceu.

Publicidade

Para Moreira Júnior, o número final de cotistas este ano deve ficar bem próximo ao do ano passado. "Ainda há etapas a vencer, porque algumas liminares trouxeram uma certa dose de incerteza. A briga judicial deve ter influenciado o número de inscrições."

Prazos

As inscrições para o concurso vestibular podem ser feitas até esta segunda-feira, às 14 horas, no posto de atendimento montado no prédio histórico da Praça Santos Andrade e também pela internet. A taxa de R$ 75 precisa ser paga até amanhã em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas credenciadas. Como no ano passado, o vestibular será em duas fases – a primeira no dia 20 de novembro e a segunda nos dias 11 e 12 de dezembro.

Às 10 horas de ontem, o número geral de inscritos (46.700) já superava o total de candidatos que se cadastraram no ano passado (44.727). Na contagem parcial, os cursos mais procurados são Medicina, Direito e Farmácia.

As duas grandes novidades do vestibular deste ano da UFPR são as inscrições para "treineiros" e o Processo Seletivo Estendido. A primeira modalidade é destinada aos candidatos que pretendem participar do concurso apenas para fins de treinamento, sem concorrer efetivamente às vagas. Mais de 3,3 mil estudantes já se inscreveram como treineiros. O Processo Seletivo Estendido foi uma medida adotada pela UFPR para evitar a evasão nos cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial. Ele inclui uma terceira fase de avaliação, que vai ser feita ao longo do primeiro semestre letivo.

Publicidade

Serviço: O posto de atendimento do Núcleo de Concursos da UFPR, na Praça Santos Andrade, vai funcionar hoje das 8h30 às 17h30. Outras informações sobre o vestibular podem ser obtidas pelo telefone (41) 3267-6766. Inscrições: www.nc.ufpr.br.