Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
rastreamento

Desmate sobe 9,8% em 1 ano na Amazônia

 | Nelson Feitosa/Reuters
(Foto: Nelson Feitosa/Reuters)

A Amazônia Legal perdeu 3.036 km2 de floresta (foto) entre agosto de 2013 e julho de 2014, conforme dados divulgados segunda-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O desmatamento foi 9,8% maior que o registrado em igual período anterior. O desflorestamento está relacionado principalmente às atividades agrícolas. Os dados do Inpe consideram o desmatamento parcial, em que apenas parte da floresta permanece em pé, geralmente relacionado com a atividade madeireira, e o corte raso, com a supressão total da mata para implantação de lavoura e pecuária.

A Amazônia Legal inclui todos os estados da Região Norte, além de parte do Mato Grosso e do Maranhão. Os números se baseiam no rastreamento realizado pelo Deter, serviço de detecção de desmatamento realizado em tempo real pelo Inpe, com base em imagens de satélites de alta frequência.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.