• Carregando...

Um estudante curitibano de 19 anos embarca amanhã para a Alemanha como um dos quatro representantes brasileiros no Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais. O evento vai reunir 69 jovens de 17 nações naquele país. Ricardo Borges dos Reis, acadêmico de Direito do UnicenP (Centro Universitário Positivo), conquistou a honraria no dia 10 de outubro, quando se tornou um dos vencedores da 3.ª edição do Programa Jovens Embaixadores Ambientais do Grupo Bayer, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). A premiação coroou o projeto ambiental do estudante para a despoluição do Rio Cascatinha, em Santa Felicidade, e a preservação das suas nascentes.

Durante dez dias, Reis e os outros embaixadores ambientais vão participar de palestras e discussões com especialistas da área, além de fazer visitas a instituições de preservação. No fim da viagem, todos vão conhecer a Universidade de Berlim, internacionalmente reconhecida por suas pesquisas na área ambiental.

Segundo Reis, a idéia que lhe rendeu o prêmio nasceu há quatro anos com uma carta feita por cinco entidades de Santa Felicidade aos candidatos à prefeitura em 2002. No documento, a comunidade listou algumas reivindicações para a gestão municipal, entre as quais a recuperação e a preservação do Rio Cascatinha. "A comunidade conseguiu se reunir com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Sanepar para ver como esses órgãos poderiam colaborar para limpar o rio", explica.

Como resultado dessa conversa, a Sanepar estendeu as redes de captação de esgoto junto às áreas de mananciais, permitindo que os moradores pudessem tratar os dejetos oriundos de suas casas, ao invés de jogá-los diretamente nos rios. "À secretaria coube incentivar a população vizinha aos córregos a fazer de seus terrenos áreas de preservação permanente, por meio de vantagens legais como a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, e a transferência do potencial construtivo da área preservada", acrescenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]