A Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba deverá pedir na Justiça que a prefeitura assuma a posse dos quase 120 cachorros encontrados em um canil irregular no bairro Boa Vista, na última segunda-feira (23). A intenção da Rede de Proteção Animal da prefeitura é obter a posse dos cães, castrá-los e disponibilizá-los para adoção.
Nos próximos dias, deverá haver uma audiência pública entre as autoridades do município, ONGs de proteção aos animais e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para discutir a questão. O caso foi levado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), que encaminhou a denúncia ao Juizado Especial Criminal, acusando a proprietária do canil por maus tratos aos animais.
Na última segunda, ela assinou um Termo Circunstanciado na DPMA, mas segue como proprietária dos cães até que a Justiça tome uma decisão. O canil violou a lei municipal 13.914/11, que regula a venda de animais vivos no município e proíbe a criação comercial, que é a prática de reproduzi-los com o único propósito de vendê-los.
Sobre os maus tratos, a Rede de Proteção Animal avaliou que o local tinha condições precárias e sem acompanhamento de um veterinário responsável.
Outro lado
A proprietária do canil, que segue como fiel depositária dos animais, negou as acusações de maus tratos. "Disseram que havia cães com tumor nos olhos e desnutridos, e isso não é verdade", declarou. A respeito do acompanhamento veterinário, ela confessou que o pet shop não havia registrado um profissional junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), como determina a lei, mas que existe uma veterinária que "acompanha os cães regularmente". A dona do estabelecimento afirmou que já está providenciando o cadastro da veterniária no CRMV-PR.
Sobre reproduzir os cães com a finalidade única de venda, ela reconheceu a prática, mas alegou que a lei municipal (datada de 2011) é recente, e o canil existe há mais de dez anos. O plano, segundo a responsável pelo canil, é mudar os cachorros para uma chácara em Campina Grande do Sul, na região metropolitana da capital, onde os animais devem dispor de mais espaço e melhor estrutura. A mudança, segundo ela, deve acontecer ainda neste ano.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora