Proprietários de veículos apreendidos pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) nos últimos meses devem ficar atentos. O órgão está preparando o quarto leilão do ano, quando serão ofertados até 1.026 veículos apreendidos em 37 cidades do estado. A lista está disponível no Detran-PR e o prazo para regularizar a situação termina no dia 31 deste mês. O leilão será realizado no início de outubro, em Medianeira, no Norte do estado.
Atualmente há pelo menos 12 mil carros nos 99 pátios do órgão em todo o estado. Segundo a presidente da Comissão de Leilão do Detran-PR, Sônia Cabral, cerca de 70% deles foram apreendidos devido à falta de licenciamento anual. Dirigir alcoolizado, sem a carteira nacional de habilitação ou conduzir veículo de categoria diferente à da habilitação também levam à apreensão. Da mesma forma, carros sem os equipamentos obrigatórios de segurança tomam o rumo do pátio do órgão de trânsito.
De acordo com Sônia Cabral, muitos motoristas deixam de renovar o licenciamento por causa de multas pendentes. "O proprietário só pode licenciar o veículo se não tiver nenhum débito. Na maioria das vezes, a falta de licenciamento ocorre por causa das multas", diz ela. As dívidas não podem ser parceladas. Além do valor original, o proprietário deve pagar, no ato, a taxa de remoção do veículo, de R$ 36,97, e as diárias (R$ 12,32, cada uma) relativas à estadia no pátio do Detran-PR.