Como acessar

O proprietário de veículos que quiser acessar as novas funções do Detran Fácil deve comprovar sua identidade em uma unidade física do Detran Paraná – a autorização presencial é necessária apenas uma única vez. O usuário preenche, imprime e assina uma autorização que permite o acesso ao banco de dados e o uso da aplicação, comprovando a identidade.

Pela plataforma, o usuário poderá manter seu cadastro sempre atualizado e poderá ser avisado sobre o vencimento da habilitação, o andamento de processos e os resultados de provas e exames por e-mail ou mensagem SMS. O usuário também conseguirá conectar-se via redes-sociais, como Facebook, Twitter e Google+.

Passo a passo:

1. Faça o cadastro na unidade do Detran-PR mais próxima. Basta apresentar documento de identidade com foto.

2.Aguarde uma mensagem SMS confirmando o cadastro em até 72 horas.

3. Acesse o site do Detran-PR.

CARREGANDO :)

Serviços do Detran Fácil

Além das novas funções, o Detran Fácil oferece outros seis serviços:

Segunda via da Carteira Nacional de Habilitação;

Segunda via do documento do veículo (CRLV);

Permissão Internacional para Dirigir;

Renovação Automática da CNH;

Extrato de débitos do automóvel;

Pontuação da CNH e

Consulta de envio do licenciamento anual.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) disponibiliza a partir desta terça-feira (25) novos serviços online que antes eram realizados apenas de forma presencial por exigirem comprovação de identidade. Agora, por meio do sistema Detran Fácil, o usuário pode alterar o endereço, encaminhar recursos de multas estaduais, de suspensão e de cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e agendamento de curso de reciclagem.

Publicidade

De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o objetivo do Detran Fácil é poupar o cidadão do deslocamento até uma sede física. "O Detran Fácil integra os serviços com maior demanda e novas funções serão incorporadas com o tempo. Nossa expectativa é de que, com essas novas possibilidades, o número de serviços feitos pela internet dobre em comparação com 2013", explicou. No ano passado, a média mensal de acessos era de 39 mil, em 2014, já são mais de 60 mil.

A solicitação de alguns serviços pela internet já superou a modalidade presencial: 57% dos pedidos de Emissão da Carteira de Habilitação Definitiva feitos desde 2011, por exemplo, foram atendidos pelo Detran Fácil. Desde o seu lançamento em 2011, 1,3 milhão de pessoas abandonaram as filas de espera diante dos balcões de atendimento do Detran e passaram a utilizar o sistema pela internet. A adesão diminuiu a burocracia dos processos e reduziu o tempo de espera em algumas unidades do Detran em até duas horas, informou a assessoria.